Ciência e Tecnologia
Livro inédito apresenta mapeamento de formigas do Alto Tietê
Pesquisa ambiental
O biólogo do Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg/MCTI), Rogério Rosa da Silva, integra o grupo de pesquisadores que assinam o primeiro livro brasileiro sobre a fauna de formigas na bacia hidrográfica do Alto Tietê, em São Paulo.
Resultado de expedições de coleta realizadas por mais de dez anos na região, "Formigas do Alto Tietê" apresenta ilustrações e dados relevantes de história natural e da ecologia de mais de 200 espécies
O livro completo está disponível na plataforma Issuu, onde o leitor poderá ter a experiência de folhear o livro como em qualquer biblioteca. Acesse neste link.
A obra também inclui espécies que vivem em praças, jardins e nos arredores de zonas urbanas e agrícolas. "O livro é de grande interesse para mirmecólogos [especialistas em formigas] de qualquer região por seu caráter abrangente e pelas informações que dizem respeito a toda a família Formicidae", avalia Rogério.
Mais de 12,5 mil espécies de formigas já foram registradas no mundo, porém calcula-se que esse número chegue a 22 mil. Minúsculas ao olho humano e muitas vezes à margem da nossa percepção, as formigas são essenciais para o equilíbrio natural.
Inseto encontrado aos bilhões no planeta, elas realizam a dispersão das sementes e reciclam nutrientes. Por formarem colônias elaboradas e sem costume de mudanças, os famosos formigueiros, servem também como indicadores da qualidade ambiental de uma região.
Formigas do Alto Tietê
O projeto criado em 1999, com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), teve como objetivo fazer o inventário da mirmecofauna em fragmentos de Floresta Atlântica, localizados na Serra do Itapeti.
A obra representa o resultado de muitos trabalhos de campo realizados na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras, em áreas de mata e urbana, que culminaram em trabalhos científicos elaborados por alunos do curso de Graduação em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Portal do Projeto Formigas do Alto Tietê
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















