Ciência e Tecnologia
Ministro e autoridades discutem expansão da Universidade de Pernambuco
Inovação e pesquisa
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu nesta quarta-feira (11) a deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE) e o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Henrique Falcão.
O reitor busca apoio junto aos poderes Executivo e Legislativo para expandir e qualificar a instituição de ensino na região metropolitana de Recife e no interior do Estado.
Em nome da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Falcão ainda expressou ao ministro o pleito da categoria para que instituições estaduais participem de mais editais lançados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Finep, assim como pela Fundação Capes, vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Segundo o reitor, a UPE planeja implantar seu Instituto de Inovação Tecnológica (IIT) em um campus avançado já em funcionamento dentro do Parque Tecnológico de Eletroeletrônica de Pernambuco (Parqtel). A iniciativa conta com R$ 2,335 milhões da Finep, mas necessita de recursos complementares, buscados pela universidade em possíveis fontes dos governos estadual e federal, entre outras alternativas de financiamento.
Para 2015, a reitoria da UPE estabeleceu como prioridade requalificar a infraestrutura física e acadêmica de unidades localizadas em três campi: Benfica, Camaragibe e Santo Amaro.
A intenção de Falcão é demandar a parlamentares federais da bancada pernambucana a apresentação de emendas ao Orçamento Geral da União de 2016, "de modo a garantir os recursos financeiros voltados à excelência de sua missão como universidade voltada ao ensino, à pesquisa e à extensão", defendeu o reitor.
Vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Sectec), a UPE tem 17.064 alunos, 960 professores e 3.962 funcionários, 54 cursos de graduação presencial e quatro à distância, distribuídos em dez polos, com cinco doutorados e 16 mestrados. A estrutura multicampi se divide por 15 unidades de ensino – sete em Recife e oito no interior – e três hospitais universitários.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















