Ciência e Tecnologia
Rede Cariniana recebe visita de especialista em preservação digital
Acervos
A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), recebe nesta quarta (25), a visita técnica de Thibauld Yoann Guicherd-Callin, especialista em preservação digital do 'Programa Lockss' da Stanford University.
O objetivo é compartilhar com a equipe da Cariniana as mais recentes atividades realizadas pelas instituições participantes do Lockss.
Nas reuniões técnicas, que acontecem desde a última sexta-feira (20), estão sendo tratados assuntos relacionados a arquitetura do Lockss, a preservação de periódicos eletrônicos brasileiros e a implementação do serviço de preservação de teses e dissertações eletrônicas na plataforma Dspace.
A Rede Cariniana surgiu da necessidade de se criar um serviço de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros. O objetivo é garantir o acesso continuado aos conteúdos armazenados digitalmente.
Para o coordenador da rede, Miguel Arellano, a visita técnica colabora para o desenvolvimento de ações e produtos do Ibict em prol da preservação digital. "Atualmente estamos desenvolvendo atividades na Rede Lockss e, com a ajuda da Stanford University, temos um aval da Rede Cariniana."
Saiba mais
O programa Lockss da Stanford University já existe há 15 anos, especialmente para desenvolver softwares que são fornecidos às bibliotecas, editoras e comunidades. As ferramentas são ferramentas de preservação digital de código aberto para dar acesso a conteúdos digitais.
A Rede Cariniana desenvolve produtos e serviços de informação com a missão de promover a prática de preservação digital em instituições nacionais que possuem importantes acervos em formato digital.
A Stanford University Libraries é parceira da Rede Cariniana desde 2013 e contribui na formação da primeira rede de preservação digital distribuída na América Latina.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















