Ciência e Tecnologia
CNPq e Reino Unido buscam ampliar parceria em ciência e tecnologia
Desenvolvimento científico
Em reunião no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, o presidente da instituição, Hernan Chaimovich, e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, discutiram estratégias para ampliar a parceria entre os dois países.
Entre as iniciativas cogitadas, nesta terça-feira (31), está a de construir mecanismos de financiamento de longo prazo à ciência e tecnologia, além de ampliar parcerias com o setor industrial para apoio à inovação e criação de centros de pesquisas conjuntos.
O embaixador destacou a parceria bem sucedida realizada com o Fundo Newton, no âmbito do Programa Reflora, e manifestou a expectativa de ampliar as ações a serem realizadas com o CNPq, incluindo a atração de pesquisadores britânicos para o Brasil.
A reunião contou ainda com a participação da Diretora de Ciência e Inovação da Embaixada Britânica - Dra. Julia Knights, do Analista de Infraestrutura e Educação - Caio Jacon e do Assessor da Presidência do CNPq - Daniel Natalizi.
Bolsas em biofísica
O CNPq também assinou acordo e plano de trabalho com a Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBF) e Sociedade Argentina de Biofísica (SAB). Objetivo é criar o programa de bolsas CNPq/Pós-graduação Latino-Americana em Biofísica (Poslatam).
A criação do programa visa contemplar 10 bolsas de doutorado-sanduíche, sendo cinco para brasileiros no exterior e cinco para estrangeiros virem ao Brasil, por meio da abertura de chamadas bianuais, no período de 2015 a 2018.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















