Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 05 > Produção de energia é suficiente para atender Copa, afirma ministério

Infraestrutura

Produção de energia é suficiente para atender Copa, afirma ministério

Copa do Mundo

Em nota, Ministério de Minas e Energia assegura que sistema elétrico brasileiro está adequado para receber o evento
por Portal Brasil publicado: 08/05/2014 12h08 última modificação: 30/07/2014 03h01

A Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia divulgou nota na última quarta-feira (7) com o objetivo de esclarecer que o sistema elétrico brasileiro está adequada para receber a Copa do Mundo. De acordo com o texto, “está assegurada a qualidade, confiabilidade e segurança do atendimento” em todas as cidades-sede do evento".

Ainda segundo o Ministério de Minas e Energia, até o momento, foram concluídas 100 das 158 obras definidas na Nota Técnica 056, para as 12 cidades-sede. Apesar de algumas dessas obras ainda se encontrarem em andamento (com conclusão prevista para maio de 2014), aquelas consideradas prioritárias e que contemplam a dupla alimentação aos estádios e de atendimento a aeroportos e outros equipamentos envolvidos com o evento já foram concluídas. O órgão assegura que atrasos pontuais não comprometem o suprimento de energia elétrica nas cidades-sede. 

Leia a nota na íntegra:

 “Atendimento de energia elétrica às Cidades-sede da Copa do Mundo 2014

O Ministério de Minas e Energia – MME, por meio da Secretaria de Energia Elétrica, e em parceria com as instituições e empresas do Setor, tem monitorado as ações necessárias para assegurar a confiabilidade e segurança do atendimento elétrico nas cidades-sede da Copa 2014. Criou grupo de trabalho específico para a Copa, no qual foram desenvolvidos diversos estudos e ações ao nível de operação e planejamento do sistema elétrico para garantir o suprimento do Sistema de Transmissão. Esses estudos visaram definir as condições operativas a serem implementadas nos sistemas de transmissão e distribuição para as doze Cidades-sede da Copa, com a finalidade de maximizar a segurança operacional para o atendimento elétrico diferenciado durante a Copa do Mundo FIFA 2014, em especial aos estádios e às suas vizinhanças.

A nota técnica ANEEL nº 51/2014-SFE/ANEEL faz uma comparação entre o que estava planejado pelas distribuidoras para atender ao período da Copa de 2014 (Nota técnica ANEEL 056/2011-SRD/ANEEL de 05 de outubro de 2011), com base na previsão do crescimento de carga do segundo semestre de 2011, e a situação atual destas obras. Até o momento, foram concluídas 100 das 158 obras definidas na Nota Técnica 056, para as 12 cidades-sede. Algumas dessas obras ainda encontram-se em andamento, com previsão de conclusão para maio de 2014. Entretanto, as obras prioritárias que contemplam a dupla alimentação aos estádios (critério da Fifa) e de atendimento a aeroportos e outros equipamentos prioritários envolvidos com a Copa já foram concluídas. As que estão em andamento visam apenas aumentar o grau de confiabilidade no atendimento aos diversos equipamentos das cidades-sede. Atrasos pontuais não comprometem o suprimento de energia elétrica nas cidades-sede.

A maior parte destas obras já fazia parte do planejamento das distribuidoras e foram antecipadas por agregar benefícios ao atendimento dos seus consumidores, mas não são indispensáveis para realização da Copa. O atendimento ao Estádio Beira Rio, por exemplo, atualmente já é realizado por dupla alimentação, a partir das SE Porto Alegre 4 e Porto Alegre 13, e após o dia 12/05, com a energização da SE Menino Deus, será atendido também por alimentador desta Subestação. No caso do suprimento ao estádio de Manaus também já existe atualmente dupla alimentação, pelas subestações Flores e Redenção, conforme planejado. A conclusão da SE Seringal Mirim e a alimentação ao Estádio a partir dessa SE visa somente aumentar o grau de confiabilidade do suprimento.

Diante das ações realizadas pelo MME, conclui-se que a preparação do sistema elétrico para a Copa do Mundo 2014 está adequada, e que as empresas também estão preparadas para o atendimento a eventuais emergências que possam surgir no sistema elétrico durante o evento, estando assegurada a qualidade, confiabilidade e segurança do atendimento”.

Fonte:
Ministério da Minas e Energia

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital