Cultura
Bahia recebe última etapa de projeto que promove cultura afro-brasileira
Termina nos próximos dias 19 e 20 de abril, na Bahia, o Projeto Parabólica, da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura. O projeto visa informar agentes sociais interessados no desenvolvimento de políticas públicas que promovam a cultura afro-brasileira. No encerramento, está prevista a participação de 120 pessoas, entre atores, gestores, produtores culturais e mestres de folguedos.
Em apenas um mês, o projeto visitou dez estados e reuniu mais de 650 pessoas, que receberam orientações sobre como conseguir apoio para projetos com foco na cultura negra. Além da Bahia, o Parabólica também esteve em Alagoas, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Amapá. Um mapeamento mostrou que esses foram os estados que mais apresentaram projetos ou buscaram informações junto à Palmares, incluindo os candidatos a editais e seleções públicas.
A pesquisa quantitativa também ajudou na identificação das principais falhas na hora de enviar um projeto, como a falta de documentos, problemas com prestação de contas, e perfil divergente do exigido pela Fundação.
Funcionamento
Para evitar que esses problemas se repitam, o Parabólica desloca parte da equipe técnica da Fundação para os estados, onde orientam sobre as ações da Fundação e os procedimentos administrativos e ferramentas para inscrição de projetos, como o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). O sistema, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, é usado para fazer o cadastro de projetos e repasses de recursos.
A orientação oferecida pelo projeto serve para as pessoas que desejam encaminhar documentos para qualquer órgão público, não apenas para a Palmares.
A Bahia é o estado que mais envia projetos para a Fundação e que mais recebe apoio. Entre 2007 e 2009 o estado enviou 194 projetos e recebeu apoio para 20. Já o Rio de Janeiro encaminhou 132 projetos e recebeu apoio para 14, enquanto Minas Gerais encaminhou 117 projetos e foi contemplado com apoio para 16.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















