Cultura
Conselho Nacional de Política Cultural tem novos integrantes
Os representantes do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC/MinC), conhecerão, nesta quarta-feira (7), aos novos integrantes do órgão. Eles foram escolhidos de forma inédita pela sociedade civil, durante as etapas setoriais da II Conferência Nacional do setor e vão assumir as áreas técnico-artísticas e de patrimônio cultural. Além da eleição, durante a conferência também foi definida a pauta de trabalho para o exercício de 2010.
A apresentação dos novos membros prossegue na quinta-feira (8), durante a 9ª Reunião Ordinária do CNPC, em Brasília. Os trabalhos das sessões que acontecem na quarta e na quinta serão abertos pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, que preside a entidade.
O CNPC tem o objetivo de promover a articulação e o debate entre o governo e a sociedade civil organizada, para o fomento das atividades culturais no território nacional.
Entre outras funções, são competências do plenário do CNPC acompanhar e avaliar a execução do Plano Nacional de Cultura; fiscalizar, acompanhar e avaliar a aplicação dos recursos provenientes do sistema federal de financiamento da cultura; apoiar os acordos para a implantação do Sistema Federal de Cultura; e incentivar a participação democrática na gestão das políticas e dos investimentos públicos na área da cultura.
A atual composição do Conselho Nacional de Política Cultural conta com 63 representações, sendo 27 dos poderes públicos federal, estadual e municipal e 20 dos segmentos artísticos e culturais. Os outros conselheiros vem de instituições acadêmicas, empresariais, fundações, associações e entidades nacionais ligadas ao setor cultural.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















