Cultura
Encontro reúne culturas na Chapada dos Veadeiros
Começa nesta sexta-feira (16) e vai até 31 de julho, o X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Povos indígenas, artistas internacionais, estudiosos, pesquisadores, admiradores e o público em geral estarão reunidos na Vila de São Jorge, no norte do estado de Goiás, com o objetivo de integrar expressões culturais populares do Centro-Oeste e de outras regiões brasileiras.
O evento é organizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania Cultural (SCC). A Vila de São Jorge é a porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que é um dos bens brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O parque abriga fauna e flora típicas do cerrado brasileiro, além de cachoeiras, saltos e corredeiras. Outra atração é o Vale da Lua, local onde os povos indígenas que virão para a décima edição do encontro participarão, até 22 de julho, da IV Aldeia Multiétnica. Na aldeia, acontecerão diversas atividades, como mostra de vídeos indígenas, oficinas, rodas de prosa com variados temas e apresentações culturais.
O palco estará recheado de nomes de grupos e artistas da cultura popular, dentre eles, Catira de São João d’Aliança, Congo de Niquelândia, Violeiros de Alto Paraíso, Fiandeiras de Anápolis e Circo Lahetô (Goiás); Braguinha Barroso, Catireiros de Natividade, Genésio Tocantins e Tabokagrande (TO); Samba de Roda de Santo Amaro e Nego Fugido (BA); Meninas de Sinhá, Dércio Marques e Terno de Congo de Perdões (MG), entre outros. Até o momento, estão confirmados como atrações internacionais os Batás Africanos e Ara (ambos da Nigéria) e La Fanfarria, da Colômbia.
Ritmos variados, como cirandas, cantigas de roda, baião, maracatu, capoeira, coco, folias, carimbó e embolada estarão presentes em São Jorge, nesse momento de celebração da cultura popular brasileira. Outra presença marcante será a da musicalidade inédita, fruto de um estudo profundo da cultura popular brasileira, como o do grupo Passarinhos do Cerrado, que mostra, dentre outros, um trabalho de composição de poesias, melodias e arranjos que mesclam o ritmo nordestino à realidade goiana. Violeiros, catireiros, artistas circenses e muitos outros farão parte da programação.
Dentre os representantes do Distrito Federal no encontro estão a orquestra popular Marafreboi e o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. A orquestra foi formada em 2008 e possui 14 componentes. Seu repertório é composto por frevo de rua, maracatu, catira, ciranda e bumba-meu-boi. Já o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro já tem seis anos de atuação.
Informações no site, pelo telefone (62) 3455-1077, ou pelo e-mail encontro@encontrodeculturas.com.br.
Fonte:
Ministério da Cultura
Saiba mais sobre cultura nacional no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















