Cultura
Ações culturais vão comemorar comemorar 200 anos da independência de países latino-americanos
A Conferência Iberoamericana de Cultura encerreu sua 13ª edição com a divulgação de uma agenda que vai orientar as iniciativas culturais dos países latino-americanos, uma vez que a maioria deles vai comemorar 200 anos de independência na na próxima década.
No encontro, que ocorreu neste fim de semana, em Buenos Aires, a Organização de Estados Iberoamericanos (OEI) apresentou o documento, chamado “Um projeto para a década dos Bicentenários – O desenvolvimento da Carta Cultural Iberoamericana”. Com esse texto, os países poderão pautar uma linha de ações culturais em comum.
A Argentina comemora, este ano, o bicentenário de sua independência, assim como o México. No ano que vem será a vez do Paraguai. O Brasil irá comemorar o seu bicentenário de independência somente em 2022.
No documento, algumas das principais propostas apresentadas pela OEI são: ampliar ações que envolvam patrimônio e turismo, fortalecimento da indústria cultural e investimento nas novas tecnologias digitais.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, propôs que o documento deves ser discutido em cada um dos países. “Não podemos pensar um plano sem respeitarmos as diferenças entre os países”, concordou Mirna Castro, ministra da Cultura da Guatemala.
Ao final do encontro, os representantes definiram que cada país discutirá o documento nos próximos dois meses, para voltar a apresentar propostas de alteração à OEI.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















