Cultura
Obra de Portinari volta ao Rio de Janeiro depois de 54 anos
Entre os dias 22 e 30 de dezembro, as obras dos painéis “Guerra e Paz”, de Candido Portinari, estarão expostas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro 54 anos depois de sua primeira apresentação naquele palco, em 1956. A exposição tem entrada franca e a visitação estará aberta ao público em seis sessões diárias.
Em janeiro, as obras seguem para o Palácio Gustavo Capanema, também no Rio, onde serão restauradas até maio de 2011 em ateliê aberto ao público. A organização é do Projeto Portinari, e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é um dos patrocinadores.
O patrocínio da Finep vai possibilitar a realização de programa educativo dedicado às escolas, que abordará de forma interdisciplinar o tema e o conteúdo dos painéis, a vida do pintor e seu processo de criação, bem como o trabalho de restauração e preservação de patrimônio.
Os painéis estiveram no Municipal em 1956, na primeira e única vez que o público brasileiro e o próprio pintor tiveram a oportunidade de vê-los, antes de serem embarcados para a sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova York, como presente do governo brasileiro.
À época, os EUA não permitiram a visita de Portinari à inauguração dos murais em Nova York, devido às ligações do artista com o Partido Comunista. A realização de uma grande reforma no edifício sede da ONU, entre 2010 e 2013, proporcionou a oportunidade da exposição e restauro de “Guerra e Paz” no Brasil.
Uma vez restauradas as obras, o Projeto Portinari planeja uma exposição em São Paulo, para meados de julho de 2011. A capital paulista será o ponto de partida para uma série de exposições pelo Brasil e no exterior, ainda em fase de planejamento. Em agosto de 2013, as obras voltam à ONU.
Fonte:
Finep
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















