Cultura
Iphan realiza encontro sobre declarações retrospectivas de bens do Patrimônio Mundial
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza até quinta-feira (27), em Brasília, o encontro de apresentação das Declarações Retrospectivas dos Bens Culturais Brasileiros do Patrimônio Mundial. O evento dá seqüência às atividades relacionadas ao tema realizadas de 7 e 10 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, durante a reunião do II Ciclo do Informe Periódico para América do Sul.
A Declaração de Valor Universal Excepcional é o documento oficial adotado desde 2007 pelo Comitê do Patrimônio Mundial. Esta declaração justifica as razões pelas quais um bem admitido na Lista do Patrimônio Mundial é considerado de valor universal excepcional, como satisfaz os critérios pertinentes, as condições de integridade e autenticidade e como satisfaz os requisitos de proteção e gestão para manter esses valores a longo prazo.
Para muitos bens inscritos antes de 2005, não há uma Declaração de Valor Universal Excepcional, nem justificativa dos critérios que levaram a sua inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, lacuna esta suprida pela elaboração da Declaração Retrospectiva do bem.
O encontro visa concluir o trabalho de elaboração das Declarações Retrospectivas para os bens culturais brasileiros e compartilhar os resultados entre os gestores dos sítios; a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), órgão assessor do Comitê do Patrimônio Mundial para esta finalidade.
Fonte:
Iphan
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















