Cultura
Mostra de Cinema de Tiradentes terá exibição de 134 produções nacionais
A 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa, nesta sexta-feira (21), na cidade de Tiradentes (MG). A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participa da abertura oficial do evento, às 21h, no Centro Cultural Yves Alves (CCYA). A mostra traz produções de 14 estados do País, entre curtas e longa-metragens. Os filmes ficam em cartaz até 29 de janeiro.
Na cerimônia, a ministra também abrirá oficialmente o calendário audiovisual brasileiro e irá inaugurar o Cinema sem Fronteiras 2011 – programa internacional de audiovisual que reúne três mostras anuais.
Os 134 filmes brasileiros selecionados para a Mostra de Tiradentes serão exibidos em um dos três espaços instalados: o Cine-Praça, no Largo das Fôrras (com capacidade para mais de 2.000 espectadores), o Complexo de Tendas (com 700 lugares), onde funciona o Cine-Tenda, e o Cine-Teatro (com 150 lugares), no CCYA.
Ainda durante a mostra, será realizado o 14º Seminário do Cinema Brasileiro: Ideias e Perspectivas, com 12 debates da série “Encontros que pretendem aproximar a crítica, o diretor e o público”. Será uma oportunidade para refletir sobre o cinema nacional com mais de 80 profissionais, entre curadores de importantes festivais internacionais, para discutir a produção brasileira contemporânea.
Já estão confirmados no evento Benjamin Mirguet, curador da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, na França; Agnès Wildenstein, membro do comitê de seleção do Festival de Locarno, na Suíça; Fernando Chiappussi, programador do Festival Internacional de Cine Independiente de Buenos Aires; e Américo Santos, diretor do Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, em Portugal.
Nesta edição, o evento presta homenagens ao ator pernambucano Irandhir Santos, por sua intensa e variada carreira no cinema contemporâneo, e ao cineasta carioca Paulo Cézar Saraceni, pela persistência na ousadia ao longo dos anos. O cinema político brasileiro, não apenas em sua temática, mas principalmente em sua forma, será o foco das discussões e exibições durante os seus nove dias de atividades abertas ao público em geral.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















