Cultura
Ministério articula plano para difundir a cultura exportadora nos estados
Um plano para desenvolver e difundir a cultura exportadora nos estados vem sendo articulado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O documento - o Plano Nacional da Cultura Exportadora - foi apresentado nesta quinta-feira (7), na 17ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Secretários de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Fonseic), realizado na sede da Apex, em Brasília.
Ao apresentar o plano, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, disse que um dos objetivos é a capacitação de gestores públicos, empresários e profissionais de comércio exterior. “O envolvimento e a participação de todos os entes federativos é muito importante para aumentar a base exportadora em nosso País”, afirmou aos presentes no fórum.
Em uma primeira fase, haverá articulação com os estados para aperfeiçoar a divulgação dos dados estatísticos de comércio exterior e para realização dos Encontros Nacionais de Comércio Exterior (Encomex). A iniciativa também busca ampliar a participação dos estados no projeto Primeira Exportação, que visa capacitar empresas a realizar a primeira operação de exportação.
Também faz parte do plano aumentar as ações de treinamento da Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior (Redeagentes), com cursos básicos de exportação, treinamentos para empresas de pequeno porte e cursos de capacitação de formadores.
A ideia é ainda facilitar parcerias com entidades federais relacionadas ao comércio exterior, como Suframa, Apex, Sebrae, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além de outras. Uma próxima reunião com os representantes estaduais foi programada para o começo do mês maio para discutir esta cooperação institucional.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















