Cultura
Rede de tradição oral prepara programação especial no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro sedia no próximo dia 15 de abril o Encontro da Rede Ação Griô Nacional e o Lançamento do Prêmio Griô na Escola e na TV. A Ação Griô é uma rede de educação e cultura de tradição oral, criada em gestão compartilhada com o Ministério da Cultura, com estratégias e indicadores qualitativos de acompanhamento, priorizando a metodologia de processos e o vínculo afetivo, cultural e político entre a sociedade civil e os gestores públicos.
Entre os dias 14 e 16 de abril, acontece o Encontro de Avaliação e Planejamento 2011 da ação, que envolve o Ministério da Cultura, a Comissão Nacional dos Griôs e Mestres de Tradição Oral, assessorias pedagógicas e políticas, coordenadores nacionais e regionais da Rede Ação Griô, representantes de redes parceiras, secretários de estado (Bahia; Paraíba e Rio de Janeiro) e convidados especiais.
Durante o evento, serão apresentados resultados de 2006 a 2010, lançamentos de produtos da Rede Ação Griô, bem como criação de planos para 2011, contextualizando a Ação Griô diante das prioridades das políticas culturais do Brasil. Cerca de 100 representantes dos pontos de cultura e organizações parceiras devem participar do encontro.
Também serão lançados os produtos do edital Prêmio Griô na Escola e na TV, um projeto coordenado pelo Grãos de Luz e Griô e Rede Ação Griô Nacional, financiado pela Lei do Mecenato/Votorantim. Trata-se de uma ação de incentivo à expressão audiovisual de diálogos possíveis entre a tradição oral e a educação formal para o fortalecimento da identidade do povo brasileiro e reconhecimento do lugar social econômico e político dos griôs e mestres de tradição oral.
Um dos maiores resultados qualitativos conquistados em 2010 pela Rede Ação Griô foi a mobilização nacional em busca de 1 milhão de assinaturas para apresentar ao Poder Legislativo Federal o projeto de iniciativa popular: a Lei Griô Nacional. O resultado da mobilização gerou a minuta da Lei Griô Nacional que foi eleita na íntegra como uma das 32 prioridades da política do Ministério da Cultura do Brasil na Conferência Nacional de Cultura (março de 2010).
A Ação Griô Nacional nasceu em 2006 como projeto criado e proposto pelo Grãos de Luz e Griô, da Bahia, ao programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. A Ação Griô é uma rede com 130 projetos, envolvendo mais de 750 griôs e mestres bolsistas de tradição oral do Brasil, 600 escolas, universidades e outras entidades de educação e cultura. Atualmente, a Ação Griô Nacional é coordenada pelo Grãos de Luz e Griô, o Ministério da Cultura e mais 6 Pontões de Cultura regionais, sendo que na Bahia e na Paraíba tem a parceria da Secretaria de Cultura do Estado.
A programação completa das atividades está disponível no site do Ministério da Cultura.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















