Cultura
Nona Semana Nacional de Museus recebe mais de mil inscrições
A 9ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) ligado ao Ministério da Cultura, será realizada de 16 a 22 de maio. A edição, que teve recorde de inscrições – mais de mil instituições inscritas -, vai oferecer 3.076 eventos em todo o País. Em 2011, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) é “Museu e Memória”.
Dentre as instituições participantes não estão apenas museus, mas também casas de cultura, fundações, arquivos públicos, pinacotecas, galerias e até escritório de arquitetura, que vão realizar exposições, palestras, oficinas, visitas guiadas, seminários, ações educativas e saraus, entre outras atividades.
O Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg/MCT) é uma das instituições que participa da semana. Será oferecida uma programação diversificada, que vai de apresentações lúdico-educativas a exposições, passando por seminários, oficinas e gincana.
A Semana de Museus do Mpeg começa no próximo domingo (15), com mais uma edição do “Domingo Também é Dia de Ciência”, onde o Serviço de Educação da instituição presenteia os visitantes do Parque Zoobotânico com o Programa Natureza, onde acontecem atividades lúdico-educativas sobre a ciência produzida no Museu Goeldi, por meio de teatro de fantoches e gincanas.
Também no domingo tem início a exposição “Parque Zoobotânico: patrimônio e memória”, que pretende valorizar o Parque Zoobotânico como patrimônio histórico de Belém (PA). Organizada pelo coordenador de Comunicação e Extensão do Mpeg, Nelson Sanjad, a exposição vai destacar as principais edificações e monumentos, contextualizando sua construção com o uso atual.
Serão montados nove painéis informativos metálicos associados aos principais prédios e monumentos do parque, contendo textos, fotografias e mapas, com fotografias de índios Kayapó, do príncipe D. Pedro de Orleans e Bragança e funcionários do museu, como Jaques Huber, Ernest Lohse, Emília Snethlage, Carlos Estevão de Oliveira, Rodolfo de Siqueira Rodrigues e Paulo Cavalcante.
A exposição, que contará com um roteiro para que o visitante possa identificar a localização de cada painel e placa, vai até o final de outubro.
Seminário no Museu Goeldi
Com o tema “Museu e Memória: diálogo entre linguagens contemporâneas em espaços museais de ciência” o seminário que será realizado na segunda (16) e na terça-feira (17) irá criar um ambiente de discussão sobre a relação entre a memória social e espaços museológicos.
Coordenado por Ana Cláudia Silva, do Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico, o evento pretende estabelecer relações entre o patrimônio cultural do passado da cidade de Belém e o Mpeg, além de considerar as expressões culturais e a vida cotidiana do indivíduo da região amazônica.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















