Cultura
Governo pretende lançar política cultural para infância em outubro
Para promover atividades culturais e artísticas voltadas para crianças, o Ministério da Cultura deve lançar uma política para a infância em outubro. A informação foi divulgada pela secretária de Cidadania Cultural do órgão, Marta Porto, nesta terça-feira (12), durante o 1º Encontro Nacional de Cultura e Infância, no Rio de Janeiro. O evento integra o Festival Internacional de Linguagens (FIL).
Segundo a secretária, a política definirá parâmetros para atividades abrangentes e inovadoras, que incentivem a "fruição estética". "Queremos incluir a cultura no dia a dia das crianças. Isso é uma coisa muito frágil", declarou. De acordo com Mara Porto, a política pretende ampliar o repertório cultural da população, restrito muitas vezes às festas populares de cada localidade.
Ao orientar estados e municípios, a política também deve incentivar a formação de produtores e o desenvolvimento de novas linguagens para as crianças e suas famílias. A secretária explica que para isso devem ser aproveitadas experiências bem sucedidas como a da Fundação Bienal, em São Paulo, que poderá ser reproduzida em escolas ou em municípios menores.
Durante o Encontro de Cultura e Infância, que promoverá rodas de discussão até a quinta-feira (14), especialistas e artistas também defenderam a expansão da programação cultural para o público infanto-juvenil e suas famílias.
As propostas discutidas para a infância durante o encontro serão compiladas pelos participantes e devem integrar a política nacional. Um documento está sendo elaborado pelo Ministério da Cultura em conjunto com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A iniciativa tem apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















