Cultura
Comunidades rurais do Amazonas recebem bibliotecas Arca das Letras
A entrega de 38 bibliotecas rurais em Nhamundá, município localizado no Território da Cidadania Baixo Amazonas, completou nesta sexta-feira (21) o atendimento a todas as 74 comunidades rurais. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Prefeitura e com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), vai entregar bibliotecas do Programa Arca das Letras e capacitar 76 agentes de leitura.
A ação iniciada em julho passado, com a entrega de 36 bibliotecas, beneficia 3,5 mil famílias que vivem nas áreas rurais de Nhamundá. As comunidades recebem bibliotecas adequadas a cada realidade, com livros de literatura para crianças, jovens e adultos, livros técnicos e especializados nas áreas de interesse locais.
O Programa Arca das Letras implanta as bibliotecas e capacita moradores das comunidades para desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura. Em Nhamundá, 150 agentes de leitura voluntários estão sendo formados. A oficina de formação desta semana prepara 76 agentes de leitura na Associação de Mulheres.
As comunidades foram mobilizadas pelo Sintraf e os móveis-bibliotecas foram fabricados pela prefeitura local. O programa instalou mais de 8,7 mil bibliotecas em mais de 3 mil municípios de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
No Amazonas há 377 bibliotecas do Programa Arca das Letras e foram formados mais de 700 agentes de leitura. Eles administram as bibliotecas, ajudam nas atividades escolares dos moradores e incentivam a leitura contribuindo para melhorar os índices educacionais e apoiando as ações culturais no campo.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















