Cultura
Conselho aprova metas do Plano Nacional de Cultura para os próximos dez anos
O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) aprovou nessa terça-feira (29), a versão final do caderno de metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). As metas aprovadas pelo grupo irão nortear a formulação das políticas culturais para a próxima década. “As metas são fundamentais para termos um plano para os próximos dez anos com uma política do governo associada a uma grande participação da sociedade civil”, explicou a ministra da pasta, Ana de Hollanda.
Dentre as metas aprovadas estão o aumento de 50% para 100% de pessoas qualificadas anualmente em oficinas, cursos, fóruns, seminários em linguagens artísticas, gestão cultural, patrimônio e cultura.
Com a aprovação da meta, o Ministério da Cultura (MinC ) espera beneficiar 30 mil pessoas e não as 15 mil previstas na meta original. Outro ponto acatado foi o aumento de 30% para 100% de pessoas beneficiadas anualmente por ações de fomento, produção e difusão de conhecimento.
Outra medida estabelece que 100% das escolas públicas de educação básica deem ênfase à cultura brasileira, linguagens artísticas e educação patrimonial na disciplina de Artes.
As propostas também tiveram como base as reuniões, consultas públicas, seminários e oficinas que precederam a versão final do documento. “Sem dúvida, essa postura é interessante, pois constitui algo legítimo que representa anseios de quem está na ponta, não é algo imposto de cima para baixo e isso é muito importante para o setor”, explicou o conselheiro Devair Fiorotti.
O documento segue agora para a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que também terá de aprová-lo. Finalmente, a ministra assinará portaria de modo a oficializar a criação do conjunto de metas do PNC.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















