Cultura
Ritual indígena dos Enawene Nawe de Mato Grosso é reconhecido pela Unesco
Um ritual indígena praticado pela comunidade Enawene Nawe, do noroeste do Mato Grosso, entrou, nesta quarta-feira (23), na lista de Patrimônio Cultural Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente, da Unesco.
O ritual, chamado Yaokwa, é a celebração mais importante realizada por esse povo indígena, e também a mais longa: durante sete meses, as atividades da comunidade marcam o início do calendário ecológico-ritual Enawene que abrange as estações seca e chuvosa. No ciclo anual , o grupo realiza mais três rituais, o Lerohi, o Salomã e o Kateokõ. Uma das principais fases do ritual é quando os homens saem para a chamada pesca de barragem, construindo armações que são dispostas de uma margem à outra do rio. Este é o ponto alto do ritual que começa em janeiro, com a coleta das matérias-primas para a construção das barragens e com a colheita da mandioca.
Atualmente o grupo tem uma população em torno de 540 indivíduos que vive em uma única aldeia, na terra Enawene Nawe, localizada numa região de transição entre o cerrado e a floresta Amazônica, no estado do Mato Grosso.
Com o reconhecimento da Unesco, o ritual passa a ter proteção internacional, além da brasileira. No Brasil, a manifestação já é protegida desde novembro de 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A indicação contou com a anuência da comunidade Enawene Nawe e com o apoio da Operação Amazônia Nativa (Opan) e do projeto Vídeo nas Aldeias.
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito às práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários, que abrigam práticas culturais coletivas. O Iphan é responsável pela proteção desses bens. Atualmente, o Brasil possui 23 bens registrados como Patrimônio Cultural Brasileiro:
Fonte:
Iphan
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















