Cultura
BNB, Iphan e prefeituras municipais assinam convênios para recuperação de imóveis históricos
Nesta terça-feira (31), o Banco do Nordeste (BNB), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e as prefeituras Municipais de Sobral, Viçosa do Ceará e Aracati, vão assinar Termos de Convênio e Contratos de Prestação de Serviços. A parceria tem o objetivo a operacionalização do Programa de Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados.
O evento contará com a presença do presidente do BNB, Jurandir Santiago; do diretor de Gestão do Desenvolvimento, Sydrião de Alencar; do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, além dos prefeitos dos municípios, entre outras autoridades.
O financiamento para recuperação de imóveis privados é uma das estratégias do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PACCH), ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos.
São itens financiáveis a recuperação de fachadas e coberturas, instalações elétricas, hidrossanitárias e de prevenção contra incêndio, elaboração de projetos de arquitetura, engenharia e de restauração, confecção de placas das obras, entre outros. O prazo para amortização do financiamento é de 10 anos, no caso de imóveis para fins comerciais, ou 15 anos para imóveis habitacionais ou mistos. As operações são atualizadas pela variação do INPC e não há incidência de taxa de juros.
Fonte:
Banco do Nordeste
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















