Cultura
Instituto Brasileiro de Museus comemora três anos com Circuito Ciclístico
Para comemora os três anos de fundação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Secretaria de Cultura do Distrito Federal junto com o próprio instituto promovem neste domingo (22) o 1º Circuito Ciclístico de Museus.
É uma inovação que parecer ter vindo para ficar, segundo o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior. A instituição já recebeu outros três pedidos de comemoração do aniversário, com o mesmo tipo de atividade, nas cidades de Belém, Rio de Janeiro e Recife. “A gente pode estender este trabalho do circuito ciclístico a estas cidades, por ocasião da Semana Nacional de Museus, que acontece de 14 a 20 de maio”, comentou Nascimento.
A concentração acontece a partir de 8:30 entre o Memorial JK e o Memorial dos Povos Indígenas. A saída está marcada para 9:00, com destino ao Museu Nacional Honestino Guimarães e em seguida aos Museus do Congresso Nacional, com chegada prevista para o meio dia.
Três anos da instituição
A criação do Instituto Brasileiro de Museus, em janeiro de 2009, a partir da transformação do Departamento de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em uma unidade independente, trouxe um grande incremento às políticas públicas de valorização da memória no País. É o que assegura o presidente do Ibram, ao comentar que nos últimos três anos houve a realização de um conjunto de ações que consolidaram as políticas públicas do setor, em todo o País.
Após um período inicial de realização de concurso público para contratação de 460 novos servidores, os trabalhos do instituto foram dirigidos para a aprovação do Estatuto dos Museus, que é a lei regulatória de grande importância para a área e que tem ajudado a estruturar os museus brasileiros.
Segundo Nascimento, a implantação de novas unidades em todo o território nacional veio destacar a importância da atividade museológica como fator de emprego e desenvolvimento das regiões. Ele disse que os novos museus também estão contribuindo para o enriquecimento dos trabalhos com Educação e Ciência e Tecnologia nestes municípios.
Copa do Mundo
Para os próximos anos, o presidente do Ibram informou que vai concentrar as ações na organização do legado cultural do Brasil, com vistas à realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A instituição está elaborando um projeto que será apresentado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ao Grupo de Trabalho da Copa. “Estamos nos empenhando na qualificação dos museus para a Copa, principalmente em torno das 12 cidades-sedes que receberão os eventos do Mundial”, comentou .
O presidente destacou, também, outras ações que pretendem desenvolver nos próximos meses, tais como a realização do Fórum Nacional do Museus, na cidade do Rio de Janeiro, na segunda semana de julho, e as comemorações da 10ª Semana Nacional de Museus, no mês de maio, além da ampliação dos Pontos de Memória do Brasil, no exterior.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















