Cultura
Iphan vai aumentar número de bens culturais protegidos no País
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inicia o ano de 2012 trabalhando na ampliação do número de bens culturais protegidos. Nas próximas quarta e quinta-feira (25 e 26), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural estará reunido em Brasília, na sede do Iphan, para avaliar as propostas de tombamento do Centro Histórico de Manaus, no Amazonas; de Oiras e Piracuruca, no Piauí; de Antonina, no Paraná, e o registro como patrimônio cultural do Ofício e dos Modos de Fazer as Bonecas Karajá.
No ano passado, o conselho consultivo aprovou o tombamento do Acervo do Museu do Trem, no Rio de Janeiro; dos centos históricos de Belém, no Pará, e de Jaguarão no Rio Grande do Sul. Também foi o ano em do tombamento do primeiro bem binacional: a Ponte Mauá, na cidade de Jaguarão (RS), que liga o Brasil ao Uruguai.
Em 2011 houve, ainda, a ampliação dos bens protegidos dentro do programa Roteiros Nacionais de Imigração, em Santa Catariana, passando de 48 para 61 o número de imóveis representativos do processo de imigração no estado que agora são protegidos pelo Iphan. No final do ano, o conselho aprovou também o registro com patrimônio cultural do Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão.
Para mais informações dos bens culturais, acesse o site do Iphan.
Fonte:
Iphan
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















