Cultura
Inscrição de cinemas para programa do Mercosul aberta até dia 24 de fevereiro
A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Sav/Minc) irá selecionar 30 salas brasileiras de cinema digital para concorrer à licitação internacional do Programa Mercosul Audiovisual – Redes de Salas Digitais (RSD). Dentre os 30 selecionados, uma equipe técnica do projeto irá escolher 10 salas para compor a rede.
Criado por meio de acordo entre o Mercosul e a União Europeia para beneficiar Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o programa tem como objetivo aumentar o acesso aos conteúdos audiovisuais produzidos na região, por meio de uma série de ações coordenadas para promover a complementaridade das indústrias cinematográficas, facilitar a circulação inter-regional e ampliar a capacidade técnica.
Ao todo serão selecionados 30 espaços: 10 da Argentina, 10 do Brasil, 5 do Paraguai e 5 do Uruguai. Aos cinemas que fizeram parte da RSD, será concedida vantagens como a dispensa de pagamento de licenças para funcionamento; conexão em rede pela internet em acesso remoto, simplificando o trabalho da equipe da cabine de projeção; conteúdos enviados pela internet, em definição full HD; sistema para conteúdos alternativos como recitais e eventos; garantia de conteúdo para o ano todo; estreia simultânea em todas as salas que fazem parte da rede; tecnologia para recepção por satélite, e catálogo online atualizado.
Os interessados em inscrever salas de cinema no processo de seleção deverão encaminhar o formulário preenchido, até o dia 24 de fevereiro, para o e-mail. São requisitos básico: mínimo de 64 assentos fixos; projetor com qualidade Full HD e resolução mínima de 1920×1080 pixels; player digital (Playout Server); cabine de projeção refrigerada entre 16 e 21° C; sistema de som 5.1; rede elétrica estabilizada e conexão a internet com banda larga.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















