Cultura
Furnarte revitalizará maior centro cultural de artes cênicas da América Latina no Rio de Janeiro
Com 51 mil m², a Aldeia de Arcozelo, tida como o maior centro cultural da América Latina voltado para teatro, dança e circo, ganha um projeto de completa revitalização e ocupação. Na manhã de quinta-feira (22), o Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o governo do Rio de Janeiro e a prefeitura de Paty do Alferes assinam um termo de cooperação técnica e gestão compartilhada, para desenvolvimento do projeto de reforma.
A Aldeia de Arcozelo fica a 2km do Centro de Paty do Alferes, município a 119 km da capital carioca. O projeto inclui reforma, manutenção, operacionalização, manutenção, funcionamento, ocupação e desenvolvimento do complexo, que conta com dois teatros, instalações para hospedagem e alimentação de grupos artísticos, salas de cursos e exposições e área de biblioteca.
A construção principal é uma casa grande da antiga Fazenda da Freguesia, com dois andares, em estilo colonial, construída em 1792, no período áureo do ciclo do café. Nos anos 1960, o então embaixador Paschoal Carlos Magno (1906 – 1980), um dos nomes de maior relevância na trajetória do teatro brasileiro, transformou a antiga fazenda na Aldeia de Arcozelo, com o propósito de criar um complexo cultural permanente de realizações artísticas, com escola de teatro e local de aprimoramento e retiro para artistas.
A partir do sonho de Paschoal, foram criados o Anfiteatro Itália Fausta, o Teatro Renato Vianna, e as demais salas direcionadas especificamente às artes cênicas. As obras de adaptação mantiveram as características essenciais da fazenda. Vários eventos já se realizaram no espaço, tais como o Festival de Teatro Amador do Estado do Rio de Janeiro e o Encontro de Corais das Escolas Estaduais do Rio de Janeiro, entre outros
Fonte:
Funarte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















