Cultura
Itamaraty lança concurso de cinema para incentivar coprodução entre países sul-americanos
O MInistério das Relações Exteriores lançou em março o 1º Concurso Itamaraty para o Cinema Sul-Americano. A iniciativa vai premiar o Melhor Filme de Longa-Metragem Sul-Americano em Coprodução, ou seja, aquele que envolver conjuntamente, no mínimo, dois países da região.
Cada um dos países do subcontinente será convidado a indicar até dois filmes que o representem na competição, concorrendo a um prêmio em dinheiro no valor de R$ 90 mil. Esse montante será entregue ao realizador do filme laureado, escolhido após deliberação de Comissão Julgadora estabelecida para analisar os inscritos.
Os filmes inscritos serão exibidos para o público brasileiro durante o 7º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo, que ocorre entre os dias 12 e 19 de julho de 2012, e a premiação será concedida em sua cerimônia de encerramento por representante do Ministério das Relações Exteriores.
A escolha dos filmes concorrentes será feita pela autoridade audiovisual de cada país, que determinará o procedimento de inscrição para tanto. No caso do Brasil, caberá à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura estabelecer as normas referentes à indicação do(s) filme(s) brasileiro(s), de forma a inscrevê-los no Concurso.
O prêmio busca incentivar o intercâmbio entre as cinematografias da América do Sul e, consequentemente, auxiliar o desenvolvimento de um espaço regional cada vez mais integrado no âmbito cultural.
O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 108 e 109), do dia 14 de março, em que podem ser consultados maiores detalhes acerca da premiação. Outras informações poderão ser solicitadas à Divisão de Promoção do Audiovisual do Itamaraty, pelo correio eletrônico dav@itamaraty.gov.br, ou pelo telefone (61) 2030 9946.
Fonte:
Ministério das Relações Exteriores
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















