Cultura
Ministério da Cultura anuncia criação do Observatório Brasileiro de Economia Criativa
Será lançado na próxima sexta-feira (1) o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (Obec), em Brasília, para levantamento de dados e informações sobre o setor, para servirem de fonte à formulação de políticas públicas. O anúncio foi feito pela secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, nesta segunda-feira (28.05), durante o I Seminário de Formação e Capacitação em Cultura, em Salvador (BA).
Apesar do conceito recente, os números comprovam que a economia criativa é um dos mais significativos setores na economia mundial. De acordo com pesquisa da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), de 1980 a 1998, o volume de recursos no comércio internacional desse segmento cresceu de US$ 95,3 bilhões para US$ 387,9 bilhões.
“Estamos falando de uma economia que trata do circo ao software e que tem na diversidade um bem e um insumo de natureza econômica. Estamos falando de um novo olhar”, explicou a secretária. O Obec terá apoio da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O ministério quer montar ainda 14 observatórios Estaduais até o final de 2012.
A Secretaria de Economia Criativa foi criada em 2011 e está em processo de estruturação. Outro projeto, já em andamento, é o Criativa Birô, um escritório que será implantado nos estados com a missão de orientar os empreendedores criativos e promover a formação e capacitação por meio de cursos e assessoria especializada. A perspectiva da SEC é de criar 14 Criativas Birôs em todo o Brasil ainda este ano e mais 13 em 2013, atingindo todo o território nacional.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















