Cultura
Programa Cinema do Brasil promove filmes do País no Festival de Cannes
O programa Cinema do Brasil, que tem o objetivo de promover a divulgação e a distribuição de filmes nacionais no exterior, marcará presença no Festival de Cannes, na França, entre 16 e 27 de maio. Entre as ações previstas, está a participação de dez produções brasileiras nas exibições de mercado. Haverá também uma série de ações para estimular coproduções entre o Brasil e outros países e promover o encontro de profissionais do cinema brasileiro e produtores e distribuidores estrangeiros.
Filmes e artistas brasileiros serão homenageados em festival de cinema, em Lisboa.
“O Cinema do Brasil estará em Cannes pela sétima edição consecutiva”, lembra André Sturm, diretor do programa. “Além da competição e das mostras paralelas, o festival é uma oportunidade única de fechar negócios para a realização de coproduções e de incentivar a exibição de nossos filmes lá fora.”
Entre as produções que participarão das exibições de mercado, fechadas às empresas distribuidoras e credenciadas, dez são de associadas do programa Cinema do Brasil. São elas: “Estamos Juntos”, de Toni Venturi (Olhar Imaginário - 2012); “Menos que Nada”, de Carlos Gerbase (Prana Filmes-2012); “Tropicália”, de Marcelo Machado (Bossa Nova Filmes-2011); “O Palhaço”, de Selton Mello (Bananeira Filmes - 2011); “Sudoeste”, de Eduardo Nunes (Superfilmes -2011); “Família Vende Tudo”, de Alain Fresnot (A.F. Cinema-2011); “A Novela das 8”, de Odilon Rocha (Querosene Filmes-2011); “As Aventuras do Avião Vermelho”, de Frederico Pinto e José Maia (Okna Productions - 2012); “Disparos”, de Juliana Reis (Diversid’arte-2012); e “Hora Menos”, de Frank Spano (Panda Filmes - 2012).
O Cinema do Brasil também manterá, ao longo dos 12 dias de festival, um estande de 100 m² no Marché du Film. O espaço serve como ponto de encontro entre os profissionais do cinema nacional e possíveis parceiros. Outra frente de trabalho é a realização de eventos de relacionamento, com a presença de profissionais da área, brasileiros e estrangeiros. Estão agendados dois coquetéis no próprio estande, nos dias 19 e 21 de maio, das 16h às 18h. Além disso, haverá um churrasco, marcado para 18 de maio, a partir das 19h, na Plage Le Goéland – Boulevard de la Croisette.
Ao longo do festival, o programa também dará sequência ao processo de inscrições para a quarta edição do “Prêmio de Apoio à Distribuição”, que destinará a dez longas-metragens a quantia de US$ 25 mil a serem utilizados nos custos de P&A (cópias e promoção) no exterior. As propostas de distribuição internacional devem ser destinadas a filmes produzidos ou representados por empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil, exibidos em pelo menos cinco cidades do território a ser distribuído ou permanecer em cartaz na mesma cidade por no mínimo 4 semanas.
Cinema do Brasil
O Cinema do Brasil é um programa de promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do estado de São Paulo (Siaesp), tem como principal parceira a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Fonte:
Apex-Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















