Cultura
Exposição de selos raros comemora Dia Mundial dos Correios
A exposição começa neste 9 de outubro e ficará aberta até o dia 23
Os visitantes terão oportunidade de conhecer a evolução tecnológica da fabricação de selos no País. A exposição ficará aberta até o dia 23
O Dia Mundial dos Correios é comemorado nesta terça-feira (9) - data que marca a fundação, em 1874, da União Postal Universal (UPU), entidade que reúne os correios de 192 países. No Brasil, os Correios completam 350 anos em janeiro de 2013, transportando 35 milhões de cartas e encomendas por dia com o auxílio de 120 mil empregados.
Em 2011, com a aprovação da Lei nº 12.490, passou a atuar no exterior, adquirir ou ter participação acionária em empresas já constituídas e criar subsidiárias. A empresa também pode consolidar a atuação nos segmentos postais financeiro, eletrônico e de logística integrada e firmar parcerias comerciais para agregar valor à rede e à marca.
Investimento
Para investir ainda mais na modernização dos serviços, já foram contratados dez mil novos empregados; 3.302 pessoas, das quase dez mil que serão admitidas até abril de 2013, já estão em processo de contratação. Foram investidos R$ 250 milhões na compra de 14 mil veículos e equipamentos, na construção, reforma e ampliação de 700 unidades operacionais, administrativas e de atendimento.
A meta é investir, até 2015, R$ 4 bilhões em infraestrutura, pessoal e tecnologia.
Congresso
Neste ano, o Dia Mundial dos Correios coincide com a realização do 25º Congresso da UPU, que acontece em Doha, no Catar. Na quarta-feira (10), serão realizadas as eleições dos países integrantes do Conselho de Administração e do Conselho de Operações Postais e o Brasil é candidato a membro dos dois conselhos.
Exposição de selos raros
Para comemorar a data, começa também nesta terça a Mostra Filatélica Selos e Tecnologia, no hall de entrada da sede do Ministério das Comunicações. Os visitantes terão oportunidade de conhecer a evolução tecnológica da fabricação de selos no País. A exposição ficará aberta até o dia 23.
O primeiro selo postal adesivo do mundo é 1840, fabricado pelo correio inglês e chamado de Penny Black, pois criava a taxa única de um penny para cada correspondência, independente da distância a percorrer. Na mostra haverá o selo editado pelos Correios do Brasil em 1990, em comemoração aos 150 anos do Penny Black.
O Brasil foi o segundo País do mundo e primeiro nas Américas a adotar o selo postal como comprovante do pagamento antecipado da correspondência. Segundo os Correios, o País deve seu pioneirismo a Dom Pedro II, que viu no selo inglês uma conquista que marcaria de forma definitiva os correios do mundo.
Dessa forma, no ano de 1843 entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, composta por três selos nos valores de 30, 60 e 90 réis, a emissão Olhos de Boi. Foram desenhados os algarismos indicativos do valor dos selos, em fundo neutro, sobre linhas onduladas e entrelaçadas, muito semelhante aos olhos de um boi. Também estará exposto o selo lançado em homenagem aos 150 anos da emissão do Olho de Boi, de 1993.
Evolução
A exposição mostrará também a evolução tecnológica dos selos no Brasil, como os primeiros selos coloridos de 1854 e os primeiros selos picotados de 1866.
Além disso, a mostra contará com o selo de criação do Ministério das Comunicações de 1967; o primeiro selo brasileiro com impressão holográfica, um processo revolucionário que permite impressão de imagens de três dimensões em superfícies planas, que foi o selo lançado em 1989, comemorativo à 20ª Bienal Internacional de São Paulo.
Também fará parte da exposição a série de selos aromáticos, nos quais é possível sentir o aroma do elemento destacado no selo, como café ou rosas, por exemplo. O primeiro selo em tecido sintético, lançado em 2010 em homenagem aos 100 anos do clube de futebol paulista Corinthians, também será exposto.
Leia mais:
Correios ampliará vagas aos candidatos do cadastro reserva
Brasil terá selos com símbolos das lendas do guaraná e da mandioca
Parque Zoobotânico comemora 117 anos com selos de plantas medicinais da Amazônia
Correios lançam novo espaço dedicado à Filatelia
Ideias criativas podem virar selo nos Correios
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















