Cultura
Mostra exibe filmes sobre direitos humanos em todas as capitais do País
Uma lista de 37 filmes será exibida gratuitamente em todas as capitais brasileiras, como parte da edição deste ano da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O homenageado do festival - que começa nesta quarta-feira (7), em Natal, Rio Grande do Norte - é o documentarista Eduardo Coutinho, que completa 80 anos em 2013.
Entre os critérios usados para seleção dos filmes, está a capacidade de promover reflexão sobre os assuntos ligados a direitos humanos. “Em todos os filmes a gente busca uma reflexão sobre direitos humanos, não necessariamente falando diretamente do tema, mas com uma mensagem que provoque reflexão”, ressaltou o chefe de gabinete da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Bruno Monteiro.
Os filmes foram escolhidos entre 255 inscritos e tratam principalmente de três eixos temáticos: direito à memória e à verdade; combate à tortura; e atenção à população em situação de rua. São curtas, médias e longas metragens do Brasil e de países da América do Sul.
Serão privilegiados títulos que não entraram no circuito comercial, como os longas-metragens Hoje, de Tata Amaral, e O Dia Que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares.
Poderão ser vistos ainda Cabra Marcado Para Morrer (1984), Santo Forte (1999) e O Fio da Memória (1991), do brasileiro Eduardo Coutinho, que foi escolhido como homenageado por causa do foco em direitos humanos de seus filmes. Monteiro destaca, por exemplo, a forma como Cabra Marcado para Morrer aborda o enfrentamento da ditadura militar pelos camponeses.
Exibições
Para ampliar o público da mostra, que o ano passado chegou a 30 mil espectadores, serão feitas exibições em pontos alternativos, como escolas, associações culturais e até ao ar livre.
Na cidade de São Paulo, os filmes também poderão ser vistos no Cine Eldorado, em Diadema, na região do ABC Paulista. A expectativa é que o público deste ano chegue a 50 mil visitantes.
Para Monteiro, a arte é uma forma de ampliar o contato da população com esses temas. “Buscar essa conscientização e diálogo por meio do cinema é muito importante para que a gente atinja mais pessoas.”
Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é fruto de uma parceria com o Ministério da Cultura; por meio da Cinemateca Brasileira, recebe o patrocínio da Petrobras e apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e dos governos locais, além da importante mobilização dos movimentos e redes de Direitos Humanos em todo o Brasil.
Confira a programação no site da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















