Cultura
Bazar irá difundir as manifestações culturais brasileiras presentes em portos e mercados
Incluído entre os projetos chancelados do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) 2014, o Bazar das Nações é uma exposição itinerante que tem como objetivo pesquisar, documentar e difundir as manifestações culturais presentes nos portos e mercados brasileiros. A meta é a promoção da imagem do País, seguindo as diretrizes do Plano de Promoção do Brasil.
O bazar, que foi idealizado por Marcelo Serra e Cláudio Fernandes, será realizado nas cidades de Salvador, Belém, Porto Alegre e São Paulo, além de Lisboa, em Portugal, e Hamburgo, na Alemanha - escolhidas pela importância na disseminação do comércio pelo mundo.
A exposição promoverá atividades interativas e a instalação de diversos módulos, painéis, fotos, terminais e telões, além de possibilitar a participação dos artistas, produtores, público e comerciantes locais.
O Bazar das Nações é um dos 96 projetos de promoção do Brasil na Copa apoiados pelo governo federal. Ao todo, 199 projetos foram apresentados, com propostas que deviam atender a pelo menos um dos seguintes eixos temáticos: negócios, turismo e sociocultural.
Os temas dos projetos apresentados estavam ligados ao esporte, meio ambiente, música, culinária, história, folclore, cinema, entre outros, e foram selecionados por uma comissão com representantes dos ministérios do Esporte, Cultura, Turismo, Relações Exteriores e por especialistas da área universitária. A chancela é um apoio institucional do governo, sem destinação de recursos.
A seleção levou em conta atributos da cultura nacional presentes no projeto, a capacidade de promover a integração interna, o impacto sobre a promoção do país no exterior e a capacidade de captar apoio financeiro para a realização das propostas.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















