Geral
Papa recebe homenagem dos Correios em selo comemorativo
Um selo que homenageia o Papa Francisco em sua visita ao Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 (JMJ Rio2013) entra em circulação nesta terça-feira (23). O lançamento dos Correios será realizado na praia de Copacabana após a missa de abertura, que será celebrada às 19h30 pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
As cores verde, azul e amarela, usadas para compor a marca do evento, estão presentes na natureza da cidade e na bandeira brasileira contidas no selo, que traz em primeiro plano, a imagem do Papa no gesto de emissão de benção. Ao fundo, a representação da vista da Baía de Guanabara e, à esquerda, o monumento do Cristo Redentor, símbolo escolhido para a 28ª Edição da Jornada Mundial da Juventude. Acima da bandeira, a logomarca oficial da JMJ Rio2013. A arte do selo é de Fernando Lopes, que utilizou a técnica de aquarela sobre papel na confecção da ilustração.
Ao todo, serão emitidos 1,2 milhão de selos, comercializados a R$ 1,80 cada. As peças poderão ser adquiridas pela loja virtual, pela Agência de Vendas a Distância ou nas agências dos Correios.
Papa Francisco no Brasil
O Papa Francisco vem ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, que começa nesta terça-feira (23) e vai até domingo (28). O sumo pontífice chega ao Brasil na tarde desta segunda-feira, às 17h, no Rio de Janeiro. Uma cerimônia oficial de recepção ao papa Francisco será realizada no Palácio da Guanabara. A presidenta Dilma Rousseff deve ter um encontro reservado com o papa na sede do governo estadual do Rio de Janeiro.
História da filatelia no Brasil
A Filatelia é normalmente definida como o ato de colecionar selos, especialmente aqueles considerados raros. Mas, muito mais do que um hobby de colecionismo, a Filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo. O Brasil lançou seu primeiro selo em 1843 – a famosa série “Olho-de-boi” – e foi o segundo país do mundo a emitir selos. Seguiram-se os selos conhecidos como “Inclinados” (1844), “Olhos-de-cabra” (1850) e os “Olhos-de-gato” (1854).
Os primeiros selos comemorativos foram emitidos em 1900 e celebravam o 4º Centenário do Descobrimento do Brasil, mas somente em 1906 foram feitas emissões comemorativas com repercussão no exterior, sendo alusivas ao 3º Congresso Pan-Americano. Até 1968, a grande maioria dos selos comemorativos brasileiros tinha impressão em uma só cor, com as mesmas técnicas e deficiências dos selos ordinários.
A partir da criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em 1969, artistas plásticos e desenhistas promissores foram contratados para melhorar a qualidade das nossas emissões comemorativas e a Casa da Moeda foi reequipada para garantir uma impressão compatível com o novo padrão, dentre as providências que foram adotadas para incrementar a Filatelia.
Fontes:
Correios
Com informações da Agencia Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















