Cultura
Brasil é homenageado em Feira do Livro de Frankfurt
Literatura
Mais de 100 editoras brasileiras, de dez estados e mais o Distrito Federal, estarão presentes na Feira do Livro de Frankfurt deste ano, que acontece entre os dias 9 e 13 de outubro, na Alemanha.
O Brasil é o convidado de honra no maior evento literário do mundo. Mais de 70 autores vão representar os escritores brasileiros na Alemanha. É uma oportunidade para os visitantes conhecerem um pouco mais sobre a riqueza, a diversidade e a vitalidade e a criatividade cultural brasileira.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai levar as coleções Grandes Obras e Intervenções e os Roteiros do Patrimônio. Ao todo, são 23 publicações bilíngues que retratam a diversidade patrimonial do Brasil.
Publicações do Iphan
Desde sua criação, há 76 anos, o Iphan publicou mais de 1,5 mil títulos, um grande esforço editorial para proporcionar a estudantes, pesquisadores, professores e ao público em geral um conjunto de obras de referência, essencial ao conhecimento do processo de formação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
As obras são relacionadas às atividades de registro e valorização do patrimônio material e imaterial, e a projetos de restauração e recuperação de centros históricos. Inúmeros títulos estão disponíveis para download, reunidos em catálogos, coleções, manuais, séries, revistas e títulos diversos, entre outras classificações.
O Iphan distribui suas publicações, gratuitamente, às bibliotecas públicas, universidades e escolas em todo o Brasil. As consultas podem ser feitas em suas próprias bibliotecas.
Números
De acordo com os resultados da última pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”, divulgados em julho de 2012, as editoras brasileiras registraram 469,5 milhões de livros vendidos em 2011, elevação de 7% com relação a 2010. O setor faturou R$ 4,8 bilhões em 2011, valor 7,3% superior ao do ano anterior, o que, se descontada a inflação de 6,5% pelo IPCA no período, corresponde a um aumento real de 0,8%.
O número de livros editados em 2011 no Brasil cresceu 6%, com 58.192 novos títulos. Considerados pela primeira vez no estudo, os e-books equivalem a 9% dos lançamentos do mercado em 2011, com 5,2 mil títulos em formato digital. O segmento com a maior variação positiva foi o de livros científicos, técnicos e profissionais, com aumento de 38% em quantidade de exemplares e de 23% em faturamento.
Dados da 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, lançada em 2012, mostram que há 88,2 milhões de leitores no país, 50% da população total dos 178 milhões de brasileiros com mais de cinco anos de idade. Foram entrevistadas 5.012 pessoas em 315 municípios brasileiros entre 11 de junho e 3 de julho de 2011. Os entrevistadores classificam como leitores quem leu pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa.
O País tem autores reconhecidos internacionalmente e uma cena literária interna bem importante e efervescente. A Festa Literária de Paraty (RJ), a Jornada Literária de Passo Fundo (RS), a Bienal do Livro (SP) e a Balada Literária (SP) são grandes eventos que envolvem o mercado do livro e colocam autores e leitores lado a lado.
Fonte:
Iphan
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















