Cultura
Festival de animação prevê participação de 130 mil pessoas
O maior festival de animação da América Latina – Anima Mundi 2013, recebe o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para todo o evento, de maneira a estimular também a exibição de animações — em que a produção dá suporte por meio de financiamento e apoio não reembolsável.
O evento começa nesta sexta-feira (2) e segue até o próximo dia 11, no Rio de Janeiro. Na sequência, o Anima Mundi acontece em São Paulo,
entre os dias 14 e 18. A expectativa é que passem pelo festival cerca de 130 mil pessoas.
Desde 2007, o BNDES patrocina o Anima Fórum, que reúne profissionais da área para debates, palestras e workshops relacionados ao mercado de animação. Este ano, haverá a criação do Prêmio de Melhor Animação Brasileira, ao qual o BNDES destinará R$ 10 mil. O vencedor será definido pela média de todos os votos do público do Rio de Janeiro e de São Paulo, em todas as categorias competitivas do festival.
Programação
A parte carioca do Anima Mundi terá suas principais atividades concentradas na Fundição Progresso. Em São Paulo o Festival será realizado no Espaço Itaú de Cinema e no Cine Olido. O Festival Anima Mundi foi criado em 1993 para difundir o cinema de animação no Brasil e atualmente é o segundo maior evento do gênero no mundo.
A programação principal do Rio é formada por exibições, debates e oficinas. Cerca de 450 filmes, divididos entre mostra competitiva e não competitiva, serão exibidos na Praça Animada, um cinema com mil lugares e isolamento acústico, que permitirá a realização de sessões diurnas e ampliará o acesso do público. Neste cinema, as projeções serão realizadas em suporte digital de alta definição. As projeções em película ocorrerão em salas de cinema associadas ao evento.
Entre os dias 6 e 9 (RJ) e 14 e 16 (SP), em paralelo às mostras de filmes e oficinas, acontece o Anima Fórum. Este ano os debates abordam a forma como a produção industrial e autoral se complementam e como devem ser promovidas. Na quarta-feira, 7, a chefe do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho, participa de mesa-redonda para falar sobre possibilidades de financiamento ao setor.
Fonte:
BNDES
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















