Saúde
Mostra de cinema exibe filmes restaurados dos anos 60 e 70
Mostra de Cinema
A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a Sociedade Amigos da Cinemateca realizam, a partir desta quarta-feira (23) até domingo (27), a Mostra de Cinema Marcas da Memória.
A programação conta com obras que foram restauradas pelo projeto “Memória Cinematográfica Para Um Tempo Sem Memória”. A abertura da mostra será às 20h, na sede da Cinemateca Brasileira: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo. A entrada é gratuita.
Entre os filmes recuperados estão: Os fuzis, de Ruy Guerra; Manhã cinzenta, de Olney São Paulo; Os anos passaram, de Peter Overbeck; e Libertários, de Lauro Escorel.
Conhecendo o passado
De acordo com a diretora da Comissão de Anistia do MJ, Amarílis Busch Tavares, o Marcas da Memória reúne depoimentos, sistematiza informações e fomenta iniciativas culturais que permitem à sociedade conhecer o passado e dele extrair lições para o futuro.
"O projeto seleciona anualmente projetos de preservação, divulgação e formação da memória da anistia política e do processo de justiça de transição no Brasil. A Cinemateca foi um das nove propostas selecionadas para 2013", explica Amarílis.
Podem participar das seleções quaisquer Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e entidades privadas sem fins lucrativos. Os interessados devem se cadastrar no Portal dos Convênios (Siconv) e encaminhar propostas para a realização de projetos ligados a perseguições políticas ocorridas no Brasil no período da ditadura militar (1946 a 1988).
"A iniciativa visa preservar a memória do período ditatorial, levar ao conhecimento público o que aconteceu naquele momento de exceção, para se criar um legado positivo com relação ao aprendizado desse período", acrescenta a diretora.
Os projetos são analisados por um comitê de seleção composto por integrantes do Ministério da Justiça, da Comissão de Anistia e representante da sociedade civil, sem vínculo de qualquer natureza com quaisquer das entidades proponentes.
Informações e esclarecimentos complementares para as chamadas públicas podem ser obtidos por meio do e-mail: parcerias.anistia@mj.gov.br.
Programação
23.10 | quarta
20h00 Sessão de abertura | Libertários
24.10 | quinta
18h00 O caso dos irmãos naves
20h00 O fio da memória
25.10 | sexta
18h00 Os anos passaram | Manhã cinzenta
20h00 Imagens do inconsciente: no reino das mães
26.10 | sábado
18h Os fuzis
20h Imagens do inconsciente: em busca do espaço cotidiano
27.10 | domingo
18h Cabra marcado para morrer
20h Imagens do inconsciente: a barca do sol
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















