Cultura
Sai resultado final dos prêmios Pontos de Memória e Modernização-microprojetos
Foram publicados nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial da União (DOU), os resultados finais dos prêmios Modernização de Museus – Microprojetos e Pontos de Memória 2012, após analise de recursos e reclassificação. O Ibram também disponibilizou o resultado dos recursos e os motivos da reclassificação na página do Instituto.
Pontos de Memória
As instituições reclassificadas até a 50ª colocação na Categoria 1 – Pontos de Memória no Brasil, e os concorrentes da Categoria 2 – Pontos de Memória no Exterior, classificados até a 9ª colocação, que não enviaram documentação, devem encaminhá-la conforme disposto no item 9 do edital. Veja o edital e mais informações.
O Programa Pontos de Memória tem como objetivo apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social. Com metodologia participativa e dialógica, os Pontos trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como resultado de interações sociais e processos comunicacionais, os quais elegem aspectos do passado de acordo com as identidades e interesses dos componentes do grupo.
Os Pontos de Memória valorizam o protagonismo comunitário e concebem o museu como instrumento de mudança social e desenvolvimento sustentável. Em estágio pleno de desenvolvimento, são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer as tradições locais e os laços de pertencimento, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuindo positivamente na redução da pobreza e violência.
Modernização – Microprojetos
As instituições reclassificadas nas Categorias 01 e 02 e as instituições classificadas até a 10ª (décima) colocação nas Categorias 03 e 04, que não enviaram documentação, devem encaminhá-la conforme disposto no item 9, com vistas a premiação em espécie. Acesse o edital.
A seleção de projetos conveniamento foi voltada para cultura, memória e patrimônio para modernização dos espaços dos museus. O principal objetivo era ampliar, estimular e viabilizar a continuidade e a sustentabilidade das atividades das instituições selecionadas, a fim de fomentar o processo sóciocultural nacional.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















