Cultura
Amazonas incentiva implantação de Secretarias Municipais de Cultura
Políticas
A III Conferência Nacional de Cultura (CNC), que começa no próximo dia 27, em Brasília, irá receber cinco representantes do Amazonas. O grupo irá apresentar 29 propostas voltadas ao desenvolvimento do setor no estado, sendo uma de suas reivindicações prioritárias as questões relacionadas à gestão e incentivos para que todas as Prefeituras tenham suas Secretarias de Cultura.
Elemento construtivo do Sistema Municipal de Cultura, a criação de Secretarias Municipais de Cultura é ponto importante na integração com o Sistema Nacional de Cultura, tema central da III CNC.
A delegação do Amazonas apresentará ainda a proposta de publicação de editais públicos federais exclusivos para a região Norte e a criação da Representação do Ministério da Cultura no Estado.
Os delegados irão pleitear ainda a alteração na forma de captação dos recursos e sua distribuição equilibrada entre os estados do País. "Projetos de uma capital do sul ou sudeste não podem competir em condições iguais de disputa de incentivos com os de qualquer cidade do interior", afirmou o representante da Regional Norte do Ministério da Cultura, Delson Cruz, que participou da etapa estadual da conferência no Amazonas.
Maior unidade federativa do Brasil, com uma área de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, o Amazonas precisa superar as questões geográficas, desafios de transporte e de comunicação para assegurar a participação dos municípios na definição das políticas estaduais de cultura. Das 62 cidades do Amazonas, 22 participaram da Conferência Estadual, em setembro deste ano, que reuniu 103 pessoas, entre delegados, convidados e observadores.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















