Cultura
Ceará defenderá atuação ampla dos CEUs no estado
Conferência
Os 45 delegados que representarão o Ceará na III Conferência Nacional de Cultura, que será realizada entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília, terão a missão de defender 16 propostas definidas na Conferência Estadual, realizada em setembro deste ano. A plenária do estado definiu como uma de suas reivindicações prioritárias a ampla atuação dos Centros Unificados de Esporte e Cultura (CEUs) para torná-los política pública de estado.
Os cearenses entendem que o CEUs devem ter atuação ampla nos municípios brasileiros e possuir seus Sistemas Municipais de Cultura efetivados. A delegação do estado defenderá ainda a criação de um escritório de representação regional do governo federal para assessorar os municípios do Ceará, Piauí e Maranhão. As unidades regionais reforçam o diálogo entre os entes federativos para a implantação dos programas e ações do Ministério da Cultura (MinC), além de atuarem nas gestões relacionadas ao financiamento público para execução dessas atividades.
Os mais de 500 participantes da Conferência do Ceará também definiram o Programa Cultura Viva, do MinC, como política pública prioritária e levarão à Plenária Nacional a importância do fortalecimento dessa ação e da expansão da rede e manutenção dos Pontos de Cultura existentes.
As proposições cearenses têm como base os quatro eixos temáticos definidos pela Conferência Nacional: implementação do Sistema Nacional de Cultura; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura e desenvolvimento. No próximo dia 1º de dezembro, os delegados de todos os estados estarão juntos na Plenária Final para definir as prioridades de cada um desses temas, no total de 64 diretrizes. A Conferência Nacional terá a participação de 1.126 delegados, com representação de todas as unidades da federação.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















