Cultura
Comitê propõe ranking para aperfeiçoar gestão em cultura
Políticas
O Comitê Executivo da III Conferência Nacional de Cultura (CNC) definiu a metodologia de mediação que será proposta aos 1.126 delegados integrantes da Plenária Nacional, que começa no dia 27, em Brasília. A coordenação do evento irá recomendar um processo de votação, com rankeamento, estabelecendo uma ordem de importância para as 64 diretrizes aprovadas pelo colegiado, 16 de cada um dos quatro eixos temáticos.
"Estamos propondo um método que irá estabelecer quais são as ações mais prioritárias e urgentes, no setor da cultura, o que irá contribuir para as tomadas de decisões dos gestores públicos", explica o coordenador adjunto do Comitê Executivo da III CNC, Rafael Pereira Oliveira. Os delegados participarão de uma votação eletrônica, programada para ocorrer em 1º de dezembro, último dia do evento, quando selecionarão cinco das 16 diretrizes de cada eixo, indicando uma ordem de importância.
A Plenária Nacional decidirá sobre a metodologia de mediação, no primeiro dia de debates, no próximo dia 28, quando será conhecido o regimento dessa etapa. No dia seguinte (29), serão formados os grupos de trabalho (GT), um para cada subeixo, no total de 16. O relator irá apresentar o resultado das discussões da Conferência Virtual, uma plataforma de debates, aberta ao público em geral, sem poder de voto, mas que servirá de termômetro, às vésperas da III CNC.
No dia 30, serão formadas quatro miniplenárias, uma para cada eixo temático, que escolherão as 16 diretrizes, dentre as 40 definidas nos grupos de trabalho. Todos os subeixos serão contemplados com ao menos duas propostas aprovadas nesses GTs. A definição das 64 diretrizes da Conferência Nacional será feita eletronicamente. Pela proposição do Comitê Executivo, a composição do rankeamento será feita através do método de média ponderada, que classifica as propostas de acordo com a pontuação obtida por cada uma, levando em consideração a combinação entre a quantidade de indicações recebidas e a ordem de prioridade atribuída por cada delegado que a tenha indicado.
A III Conferência Nacional de Cultura será aberta no dia 27, em ato solene, no Teatro Nacional. A metodologia de mediação desses espaços deliberativos, que reúnem representação de governo e sociedade civil, é amplamente discutida, nas conferências nacionais, mesmo em outros setores da gestão pública. Este ano, o destaque fica para os avanços tecnológicos.
A Conferência de Cultura irá utilizar, pela primeira vez, um sistema de votação eletrônico.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















