Cultura
Goiás debate produção artística em espaços públicos
Conferência
O estado de Goiás definiu o fomento às produções artísticas e culturais para escolas públicas, Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) e Pontos de Cultura como uma de suas 32 prioridades a serem levadas às discussões da III Conferência Nacional de Cultura, que começa na próxima quarta-feira (27), em Brasília. Os goianos deliberaram suas propostas durante a etapa estadual de debates, em outubro deste ano, envolvendo 47 municípios.
A proposta de Goiás estabeleceria um novo patamar nas linhas de financiamento público para as ocupações artísticas dessas unidades, com ampliação nos editais de fomento. O objetivo, segundo o relatório final da Conferência de Estadual é "promover uma experiência pedagógica inovadora, como realização de aulas-espetáculos e rodas literárias, com expressões da cultura, além de desenvolver projetos vinculados à educação pública que atendam as expressões artísticas e culturais".
Os Pontos de Cultura são espaços que desenvolvem ações socioculturais, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC). Em geral, esses espaços estão localizados em comunidades à margem dos circuitos culturais e artísticos convencionais. Os CEUs compõem o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal em sua fase 2. Essas unidades integram, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, dentre outras atividades, com o objetivo de promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
Além das proposições encaminhadas à Plenária Nacional, os delegados também aproveitaram a reunião colegiada em outubro para aprovarem o Plano Estadual de Cultura. Debatido por mais de dois anos, o plano foi revisado durante o encontro, quando teve seus tópicos e metas atualizados, pouco antes de uma plenária específica para sua aprovação. Esse plano ainda será aprovado pela Assembléia Legislativa goiana, para, então, virar Lei Estadual.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















