Cultura
Encontro da Juventude começa a ser formulado
Políticas
Com o objetivo de ampliar a participação dos jovens no debate sobre políticas públicas para o setor cultural, a III Conferência Nacional de Cultura (CNC) realizou no último sábado (30), em Brasília, uma oficina para iniciar a formulação do primeiro Encontro Cultural da Juventude. Anunciado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, na última quarta-feira (27), durante a cerimônia de abertura do evento, o encontro está previsto para o primeiro bimestre de 2014.
"Queremos estimular a juventude a produzir mais e melhor. Potencializar todo o talento da juventude brasileira", disse a ministra durante a solenidade.
Comandada pela pedagoga Marisa Greeb – referência em psicodrama no Brasil – com apoio pedagógico de Paloma Klisys, a oficina foi um grande exercício de sociopsicodrama, técnica que estimula a reação em grupo.
A ideia central do método é fazer com que a subjetividade seja exposta. Greeb provocou os participantes, buscando engajamento: "Quem entrou no papel de quem? É importante que saibamos que personagens vieram à tona". Com o exercício de inverter os papeis, no âmbito social, a profissional extraiu os ideais dos agentes culturais envolvidos com a CNC.
A conselheira nacional de políticas culturais e representante da sociedade civil, Marly Cuesta Telles de Conti, 59 anos, participou da oficina e aprovou a dinâmica. "O jovem deve ter espaço para expressar seus anseios. Só assim o jovem se sentirá ator do desenvolvimento pessoal, econômico e local", disse, avaliando o Encontro da Juventude como fundamental para esse envolvimento.
Subjetividade exposta
O sociopsicodrama é uma metodologia de trabalho com grupos que orienta e estimula a participação, com resultados práticos já comprovados. Em 2001, Marisa Greeb desenvolveu essa mesma abordagem de articulação para elaborar um diagnóstico de gestão para a Prefeitura de São Paulo. O trabalho envolveu cerca de 10 mil paulistanos, com a realização de 153 oficinas simultâneas. A sociopsicodramista coordena esse tipo de mobilização desde o início da década de 1970. A técnica foi criada pelo austríaco Jacob Levi, no início do século passado.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















