Cultura
Ministra recebe o Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura
Reunião
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu nesta segunda-feira (13), representantes do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura - RJ, organização que reúne administradores dos 15 municípios da região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu no Auditório Muniz Aragão do Palácio Gustavo Capanema, sede da representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro.
A reunião contou com a presença da presidente do Fórum, Nara Zeitune (Chefe do Serviço de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura de Teresópolis); o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo; o chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso, entre outros.
No encontro, foi discutido o Projeto Circulares, um circuito de integração cultural e artística das cidades serranas, que prevê investimentos financeiros para movimentar as ações culturais da região.
A Ministra Marta Suplicy ouviu as sugestões do Fórum sobre a implantação do projeto e novos programas. Marta Suplicy apoiou a ideia, instruindo a verificação do processo correspondente, para que possa ser revalidada a sua autorização: "É importante dar mais alento e reforçar a autoestima da população dessa região, tão castigada pelas chuvas", disse a ministra, reafirmando o diálogo com a organização e com a sociedade, em geral.
Projeto Circulares
O Circulares possibilitará captação de patrocínio privado (via Lei Rouanet), para movimentar as ações culturais de diversas linguagens, na região Serrana fluminense. As agendas municipais vão funcionar num sistema de integração e intercâmbio. O programa prevê, também, estruturar as cidades com espaços móveis, com palcos e equipamentos de som, luz e platéia, para as mais diversas atividades; além de possibilitar a circulação das ações; e oficinas. Também estão incluídas caravanas em cada cidade, contratação de mão de obra local e pagamento aos artistas.
O projeto foi desenvolvido dentro do contexto das propostas de recuperação e desenvolvimento da região, afetada pelo excesso de chuvas e deslizamentos, em 2011. Segundo o Fórum, cerca de um milhão de pessoas podem ser beneficiadas pela iniciativa, cujos objetivos são: aproximar culturalmente os municípios; facilitar o acesso à produção local disponível; dar mais oportunidades a criadores locais e apoiar a expansão do seu trabalho. A proposta foi aprovada pelo MinC, em 2012, para captação de patrocínio, no valor estimado de cerca de R$ 5 milhões.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















