Cultura
Abertas inscrições para oficina de criação sonora
Capacitação
O Centro Técnico de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes (CTAC) está com inscrições abertas para a Oficina de Capacitação em Criação e Difusão Sonora, que será ministrada no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, pelo francês Alain Michon, professor e artista sonoro. As aulas serão oferecidas de 10 a 14 e de 17 a 21 de março, das 10h às 14h, com carga horária total de 40 horas.
Voltada a criadores sonoros, coreógrafos, artistas plásticos e técnicos de som com interesse em criação, a oficina tem como objetivo pesquisar diferentes possibilidades, proposições sonoras e artísticas, acompanhadas de uma série de exercícios. Os participantes vão desenvolver e utilizar a prática multimídia como um dos fios condutores entre eles no intuito de alcançarem uma criação sonora singular.
Haverá certificado para aqueles que cumprirem a frequência exigida de 80%. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail oficinastecnicas@funarte.gov.br com formulário de inscrição devidamente preenchido e carta de intenção até o dia 28 deste mês. A lista de selecionados será divulgada até o dia 7 de março de 2014, no Portal Funarte.
Reconhecido nacionalmente como referência em cenotécnica, iluminação e figurino, o Centro Técnico de Artes Cênicas realiza oficinas nas mais diversas áreas do conjunto estrutural das artes cênicas. Dentre as áreas técnicas abrangidas estão: iluminação cênica, cenografia, cenotécnica, maquiagem, administração e produção teatral, figurino e sonoplastia. O programa de capacitação é realizado nas cinco regiões do País. No processo de capacitação, instrutores de grande renome no cenário das artes cênicas nacionais repassam seus conhecimentos teóricos e práticos, promovendo assim a qualificação dos participantes, contribuindo para a reciclagem de conhecimentos e para o despertar de vocações. O CTAC faz parte do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da Funarte.
Sobre Alain Michon
É professor e artista sonoro, gravando os sons da cidade e os rumores da natureza há mais de vinte anos. Foi fundador do ensino do som na Escola Nacional Superior de Belas Artes, em Paris, na França. É cofundador do grupo Lolita, com o qual desenvolveu inúmeros espetáculos, dentre os quais, Comedy Zoopsie, com figurino assinado por Christian Lacroix. Hoje, alterna seu tempo entre o ensino, a composição e o design de som para museus e lugares públicos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















