Cultura
Comunidades de matriz africana realizam seminário
Debate
Entre os dias 13 a 16 de março, integrantes de Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas discutem, no Espírito Santo, questões de saúde, cultura e educação. A programação começa nesta quinta-feira (13, às 19h, com solenidade de abertura no Hotel Praia Sol, no município de Serra. Nos dias 14 e 15, estão programadas palestras e oficinas. Em pauta, temas como "Religiões Afro-Brasileiras e o Sistema Único de Saúde", "Identidade, Território e Cultura" e "Protagonismo das mulheres de terreiros nos processos e decisões políticas". E no dia 16, os participantes se reúnem para elaboração de propostas e definição de encaminhamentos sobre as questões discutidas.
O Seminário Nacional Saúde, Cultura e Educação de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana reunirá cerca de 200 mulheres, com vagas para homens e GLBT no limite de 20% do total de participantes. Além da promoção de debates, o objetivo do encontro também é formar multiplicadoras e multiplicadores para estruturação da Rede Saúde e Cultura no Espírito Santo. Com isso, será possível a realização do mapeamento das ações já desenvolvidas pelas Comunidades Tradicionais como a implementação das políticas públicas para desenvolvimento de ações sustentáveis e de economia solidária e dos projetos do Programa Cultura Viva/ MinC.
Promovido pela Rede de Pontos de Cultura REMA – Religiões de Matriz Africana, vinculada à instituição "Tradições e Cultura Afro Brasileira São Judas Tadeu", o Seminário tem o apoio da SPM - Secretaria de Políticas para Mulheres e do Ministério da Cultura.
Os participantes do seminário contam com hospedagem e alimentação gratuita. Já estão confirmados integrantes de grupos de Matrizes Africanas de 10 estados. Mais informações através do e-mail pontoculturarema@gmail.com.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















