Cultura
Ministra da Cultura visita Instituto Europeu de Design
Itália
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, visitou a sede do Instituto Europeu de Design nessa sexta-feira (21) e amadureceu uma parceria entre o IED e a Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura. A ideia é proporcionar o intercâmbio de alunos por meio do programa Cultura sem Fronteiras. Uma outra possibilidade é de promover um circuito de palestras sobre design e gestão cultural em universidades federais, levando casos de sucesso para as salas de aula.
A ministra busca ainda levar o expertise dos italianos em design e economia criativa às incubadoras do Brasil. Em maio, o IED deve abrir uma filial no Rio de Janeiro. Mesma data de previsão de lançamento da Incubadora do Rio. Aqui, nasce a intenção de integração entre os dois espaços.
O Instituto Europeu de Design está presente em 3 países: Itália (Milão, Turim, Roma e Veneza), Espanha (Madri e Barcelona) e Brasil (São Paulo). Atua nos campos da educação e pesquisa em áreas como design, moda, artes visuais e fotografia.
Feira do Livro de Bolonha
A ministra da Cultura cumpre agenda oficial na Itália, onde participa da abertura da Feira do Livro de Bolonha, que homenageia o Brasil nesta edição de 2014. A ida da ministra, no entanto, não se restringe a sua participação na Feira. Além de promover a internacionalização da cultura brasileira com o soft power, Marta Suplicy busca ainda parcerias para viabilizar o intercâmbio de agentes culturais e levar ao Brasil experiências que deram certo na Itália para serem implementadas em seus programas.
A ministra irá dialogar com autoridades locais e representantes de equipamentos culturais para acordos e parcerias. Existe ainda a possibilidades de levar ao Brasil obras italianas e trazer à Itália a arte de brasileiros. São trocas que enriquecem a cultura de dois países que valorizam sua tradição e costumes.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















