Cultura
Coprodução Brasil-Argentina é selecionada para Cannes
França
O longa-metragem "El Ardor", de Pablo Frendik, coprodução selecionada pelo Edital Brasil-Argentina de 2012, foi anunciado nesta quarta-feira (30), como participante da Seleção Oficial do Festival de Cinema de Cannes.
O filme será exibido na seção chamada Special Screenings, fora de competição. O Brasil também marcará presença com um curta-metragem na seção paralela Quinzena dos Realizadores e na La Fabriques des Cinémas du Monde com um projeto em desenvolvimento de longa-metragem no mercado.
O filme do argentino Pablo Frendik é uma coprodução da produtora carioca Bananeira Filmes com a Argentina, protagonizada pela brasileira Alice Braga e pelo mexicano Gael García Bernal, que este ano será um dos integrantes do júri do festival. O ator Chico Díaz também integra o elenco.
Filmado em Missiones, na selva argentina, "El Ardor" traz Gael García Bernal na pele de um homem misterioso que se embrenha na floresta para resgatar Vania (Alice), sequestrada por mercenários após o assassinato do pai (Diaz).
Ainda na fase de pré-produção, "El Ardor" foi um dos vencedores da edição de 2012 do Edital de Coprodução Brasil-Argentina, fazendo jus a um apoio financeiro de 200 mil dólares, oferecido pela ANCINE. O filme também é uma co-produção do México e da França.
Quinzena dos Realizadores e La Fabriques des Cinémas du Monde
O Brasil também está presente na programação da Quinzena dos Realizadores com o curta-metragem "Sem Coração", de Nara Normande e Tião. Filmado em Alagoas, o curta conta a história de um garoto da cidade que passa as férias em uma vila de pescadores e se apaixona por uma menina que tem um marca-passo no coração.
Já o projeto de longa-metragem em desenvolvimento, "Todos os Mortos", de Caetano Gotardo e Marco Dutra, foi um dos dez selecionados para o La Fabriques des Cinémas du Monde, evento de mercado e coprodução que acontece em concomitância ao Festival de Cannes. O diretor Marco Dutra volta ao festival depois de ter exibido "Trabalhar Cansa", seu filme de estreia em parceria com Juliana Rojas, na mostra Un Certain Regard de 2011. Caetano Gotardo é conhecido pelo elogiado "O que se Move", também seu primeiro longa, lançado em 2012.
A ANCINE vai viabilizar a participação de "Sem Coração" e "Todos os Mortos" por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. O curta-metragem receberá apoio financeiro para promoção, além da concessão e do envio de cópia legendada à Quinzena dos Realizadores. Já o projeto receberá apoio financeiro para possibilitar a ida ao La Fabrique des Cinémas du Monde.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















