Cultura
Debates e oficinas sobre arte acontecem no RJ
Projeto
O projeto Vocabulário político para processos estéticos, – contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª Edição, começa a ser executado. O objetivo principal do projeto é o mapeamento e a criação de verbetes e expressões verbais relacionadas aos processos artísticos e às ações políticas e sociais a eles conectadas.
O projeto terá como primeira atividade pública uma conversa, com entrada gratuita, no dia 9 de abril, às 19h30, no auditório do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Os palestrantes convidados são Tatiana Roque, Luis Andrade e Ricardo Basbaum. Não é necessária inscrição prévia para os debates. Já as duas oficinas públicas já estão com inscrições abertas.
A ideia principal do Vocabulário é de uma proposta estética, cujo objetivo é dialogar com as artes visuais, performáticas e conceituais, e com a política; e intervir nesses campos. O projeto vai gerar um livro, com tiragem de 2 mil exemplares, e um site, editados por Cristina Ribas, criadora e mediadora da iniciativa.
A ideia da artista e pesquisadora é que o @vocabpol seja construído a partir de práticas, conceitos, termos e expressões que os criadores utilizam atualmente nas práticas artísticas, seja em ações não exatamente relacionadas à arte. Nessas, se incluem práticas realizadas pelos participantes e acontecimentos que os envolvem, como ações e eventos nas esferas sociais, acadêmicas e ideológicas. “Por exemplo: manifestações dentro do movimento anti-globalização; pesquisa sobre ativismo; processos educativos em sala de aula; práticas filosóficas; mediações em conflitos, em grupos específicos; produção de conhecimento (como na área do software livre) entre outros”, enumera Cristina.
A artista explica que o @vocabpol vai gerar uma “coletividade de criadores”, que vão trabalhar na elaboração do vocabulário a partir dos processos que vivenciam. “O projeto tem o intuito de mapear expressões que fazemos uso, que aprendemos uns dos outros, intercambiamos e criamos, nós mesmos, em nossas práticas estéticas e políticas. O atual momento de tomada de posição por diversos movimentos sociais, nas ruas e nas assembleias, em relação às políticas de estado e à economia, é potencialmente aberto a esse tipo de maquinação – assim como à criação de vários outros microagenciamentos”, defende Cristina.
Programação
Conversas abertas ao público
Entrada gratuita
9/04 – quarta-feira, às 19h30
Palestrantes convidados
Tatiana Roque,Luis Andrade e Ricardo Basbaum
Local: Instituto de Artes da UERJ – Auditório 11o. Andar
Rua São Francisco Xavier, 524, 11º andar, Bloco E – Maracanã
Rio de Janeiro (RJ)
10/04 – quinta-feira, às 19h30
Convidados: Luis Andrade e participantes do projeto
Local: Casa Nuvem
Rua Morais e Vale 18 – Lapa
Rio de Janeiro (RJ)
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















