Cultura
Itaparica (BA) terá patrimônios preservados
PAC
A cidade de Itaparica (BA) receberá ações do PAC Cidades Históricas, com o objetivo de preservar o patrimônio e promover o desenvolvimento local e sustentável, o que proporcionará incentivos ao turismo, a melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura, da geração de empregos e oportunidades econômicas.
Na cidade, além da restauração da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e da Igreja de São Lourenço, haverá outras intervenções, como a requalificação urbana da Praça do Mercado e a construção de um píer de atracação de uso público. Caberá ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a execução direta das ações. Os projetos executivos estão sendo licitados pela Superintendência do IPHAN-BA. As propostas apresentadas serão avaliadas próximo dia 8 de abril.
Tombadas em 1938, as igrejas possuem um importante acervo de arte sacra, sendo de fundamental importância sua restauração. Os imóveis necessitam de melhorias físicas que propiciem a conservação do bem cultural e sua reorganização, visando melhor atendimento às diversas atividades religiosas e de ação social.
Ao longo do tempo, os monumentos religiosos passaram por alguns reparos como cobertura, esquadrias, entre outros trechos dos edifícios. As obras previstas no PAC Cidades Históricas irão recuperar a funcionalidade das edificações e de seus bens artísticos. Espera-se que com a restauração ocorra o aumento do número das visitações de turistas, eventos e encontros sociais, além de ampliação dos espaços expositivos da Igreja.
Qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico
Promover uma melhoria na qualidade de vida de toda a comunidade de Itaparica deverá ser o principal resultado das obras de requalificação urbanística da Praça do Mercado. Diante da importância do espaço público, serão realizadas intervenções em sua totalidade, com a instalação de mobiliário urbano, equipamentos modernos, iluminação especial, de forma a garantir o pleno uso e a preservação do bem público, o que valorizará o conjunto arquitetônico no Centro Histórico do município.
Outra ação que irá fomentar o desenvolvimento socioeconômico é a construção do píer de atracação no centro da cidade. Reconhecida pelas águas mansas que atraem navegantes de todo o mundo, a costa da Ilha de Itaparica, em grande extensão, se prolonga de Bom Despacho até a Ponta de Aratuba. No entanto, a ilha só tem dois píeres: um de propriedade da Marinha do Brasil que, por questões de Segurança, só pode ser utilizado por embarcações oficiais e o outro que é de uma marina de uso particular. Desta forma, o novo píer de uso público vai garantir a plena acessibilidade à cidade pelo mar.
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















