Cultura
Principais ações na área de cultura são apresentadas no Senado
Balanço
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve, nessa terça-feira (22), na Comissão de Educação e Cultura do Senado, onde fez um balanço das ações do Ministério em 2013 e apresentou projetos para este ano.
A audiência pública atendeu a dois requerimentos: um do senador Cristovam Buarque, sobre os museus; e outro dos senadores Cyro Miranda, presidente da comissão, e da senadora Ana Amélia, vice-presidente do colegiado, sobre as prioridades do Ministério da Cultura.
Vale-Cultura
O benefício do Vale-Cultura, uma das ações mais importantes do Ministério, já chegou a meio milhão de trabalhadores e vai ampliar significativamente o poder de consumo de bens culturais pelo povo brasileiro. O valor de R$ 50 mensais do cartão Vale-Cultura "representa mais do que o gasto médio [mensal] do brasileiro nessa área", cerca de R$ 35 por mês, segundo dados do Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2007-2010, realizado em parceria entre o Ministério da Cultura e o IBGE.
A ampla repercussão internacional que o programa vem obtendo fez com que o governo da Bolívia seja o primeiro país a adotar a ideia do Vale-Cultura, inspirado no exemplo do Brasil.
Regulamentação da política dos museus
No encontro, ainda esteve em pauta a política de museus no País, tema que foi aprofundado pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Ângelo Oswaldo defendeu que o decreto 8.124, que regulamenta o Estatuto dos Museus, interfere positivamente sobre a conservação do patrimônio cultural.
Segundo o presidente do Ibram, o decreto tem como objetivo principal preservar o patrimônio cultural brasileiro que já está nos museus ou que é passível de ser musealisado. A importância do decreto se dá em seu apoio para que seja possível saber o paradeiro de nossos bens culturais e se eles estão sendo cuidados.
Oswaldo disse ainda que, atualmente, vivemos um momento positivo para os museus. Pesquisa da Embratur mostrou que quase 50% dos fluxos turísticos durante a Copa das Confederações tiveram como opção a visita a museus. Na sua edição Primavera/Verão 2014, a publicação em língua inglesa The Art Newspaper lança, como faz anualmente, reportagem especial na qual apresenta e analisa números de visitação a museus e exposições em todo o mundo em 2013. O Brasil aparece em quatro das 20 exposições mais populares de 2013, de acordo com o número diário de visitantes.
Museu da Memória Afro
Ainda sobre os museus, o Ministério da Cultura tem planos de construir um museu dedicado à cultura dos afrodescendentes. O museu terá sede em Brasília (DF) e sua missão será contar a história da cultura negra e fazer jus à importância da influência dos povos africanos para a história do Brasil. O objetivo é construir um museu moderno que se torne referência para pesquisas temáticas na área, disse a ministra.
CEUs das Artes
O funcionamento dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) também foi motivo de ampla explicação da ministra. Os CEUs são equipamentos construídos nas periferias das cidades com o objetivo de integrar cultura, esporte, qualificação profissional e serviços de assistência social em um só lugar para atender às comunidades mais carentes. São parte importante na estratégia do Ministério da Cultura de promover a inclusão social dos brasileiros pela cultura.
O projeto começa com um mapeamento sociocultural do território a um raio de 50 quilômetros em volta do CEU. Isso serve para compreender essas comunidades social, econômica e culturalmente para só então ativar esses territórios de vivência de cultura a partir do seu potencial cultural e apoiar sua ocupação através do fortalecimento da economia criativa nesses locais, integrando a população em programas artísticos (de música e dança), capacitando em laboratório de multimídia e audiovisual e disponibilizando bibliotecas para dar acesso ao livro e à leitura de forma ampla.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















