Cultura
Projeto 'Música no Capanema’ leva shows ao Rio de Janeiro
Música
O projeto Música no Capanema traz, na programação de abril, grandes artistas e grupos da música brasileira, dos mais variados estilos, na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro. Os espetáculos integram o projeto Música no Capanema, realizado desde dezembro pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Os shows gratuitos são realizados sempre de quarta a sexta-feira, às 18h30. A distribuição de ingressos é feita na bilheteria.
Julia Vargas cantou recentemente em quatro shows com Milton Nascimento, como no Festival Back2Black e no Clube do Milton, com Lô Borges e Criolo, na Fundição Progresso, ambos no Rio. A cantora que mostra interpretações únicas para antigas e novas canções, nos mais variados ritmos – blues, sambas, regionalismos, já recebeu o aval de nomes consagrados na MPB como o próprio Milton Nascimento e Ivan Lins. No show do projeto da Funarte, Júlia Vargas interpreta canções do músico mineiro, que também estarão em seu primeiro álbum solo a ser lançado em breve, como Caxangá (M.Nascimento/ Fernando Brant) e Cravo e Canela (M. Nascimento / Ronaldo Bastos). No repertório estão também Solidão (Alceu Valença); Troca-Troca (Rita Lee); Se acontecer (Ivan Lins / Lenine); Carcará (João do Vale / José Cândido); além de outras obras.
No dia 10, o multiinstrumentista Pretinho da Serrinha traz para a Sala Sidney Miller os sucessos das parcerias com Seu Jorge, Gabriel Moura, Leandro Fab, Pierre Aderne e Roge. No repertório do show, Batucada Quente, Amiga da Minha Mulher, Burguesinha, Mina do Condomínio, Alma de Guerreiro, América do Norte, Dois beijinhos, e outras composições. O artista que nasceu na comunidade do Morro da Serrinha, em Madureira, no Rio de Janeiro, é atualmente um dos grandes nomes do samba nacional. Na bagagem de Ângelo Vítor Simplício da Silva, 35 anos, estão a experiência como mestre de bateria da Escola de Samba Império Serrano e o trabalho com artistas como Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Marcelo D2, Jorge Aragão, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Seu Jorge, Arlindo Cruz, Lulu Santos e Teresa Cristina.
Wanda Sá, uma das mais importantes intérpretes da bossa nova, faz o show do dia 11, sexta-feira, também às 18h30. Em Isso É Bossa Nova, a cantora que completa 50 anos de carreira abre a noite com Desafinado, o clássico de Tom Jobim e Newton Mendonça. No repertório, Wanda conta e canta um pouco da trajetória da bossa nova, como testemunha e protagonista desse movimento que mudou a música brasileira, ainda no final dos anos 1950. Sábado em Copacabana e Saudade da Bahia (Dorival Caymmi); Samba da Bênção e Consolação (Baden Powell e Vinicius de Moraes); Água de Beber e Eu sei que vou te amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) são alguns dos clássicos que Wanda interpreta no programa. Para comemorar seus 50 anos de profissão, Wanda Sá gravou um DVD que teve a participação da diva do jazz americano Jane Monheit, Dori Caymmi, Marcos Valle, Roberto Menescal e João Donato, a ser lançado em julho de 2014.
Programação de 9 a 25 de abril
Dia 9 - Julia Vargas
Dias 10 - Pretinho da Serrinha
Dia 11 - Wanda Sá
Dia 16 - Emicida
Dia 24 e 25 - João Bosco
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















