Cultura
Congadas de São Paulo podem se tornar patrimônio cultural
Edital
Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o edital de chamamento público Congadas de São Paulo: Inventario Nacional de Referências Culturais (INRC) Levantamento Preliminar. Será selecionada uma proposta para a realização de projeto relacionado com a identificação e reconhecimento da manifestação das Congadas no estado de São Paulo como Patrimônio Cultural Brasileiro.
A abrangência do Congado é nacional, mas cada estado apresenta suas particularidades. Em função da mobilização dos Congados em outros estados, o INRC do Congado Paulista é uma necessidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para complementar a pesquisa para a instrução de Registro interestadual.
O edital do processo seletivo com os procedimentos e requisitos necessários já está disponível no site do Iphan e também pode ser retirado na Superintendência do instituto em São Paulo. Outras informações podem ser pelo e-mail iphan-sp@iphan.gov.br.
Congadas
De origem africana mas com influência ibérica, o congo já era conhecido em Lisboa entre 1840 e 1850. É popular no Nordeste e Norte do Brasil, durante o Natal e nas festividades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
A congada é a representação da coroação do rei e da rainha eleitos pelos escravos e da chegada da embaixada, que motiva a luta entre o partido do rei e do embaixador. Vence o rei, perdoa-se o embaixador. Termina com o batizado dos infiéis.
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















